A sede da SIRSA – Sociedade de Instrução e Recreio Social Areosense vai ser alvo de obras de requalificação e ampliação, depois da assinatura de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo, Junta de Freguesia de Areosa e aquela instituição. Com o protocolo, a autarquia vai colaborar nas despesas do projeto de execução, requalificação e ampliação do edifício sede da SIRSA no valor de 100 mil euros, pelo que a assinatura permitirá à instituição implementar um conjunto de obras de ampliação e requalificação das instalações no sentido de criar melhores condições para o trabalho técnico, artístico, cultural e educativo e dar resposta às necessidades da instituição e da coletividade.
A ampliação fica a dever-se ao número crescente de atividades e utentes, havendo a necessidade da sua ampliação, para as acolher e criar um espaço dedicado para as atividades de animação de idosos, de acordo com os requisitos da legislação atual para o desenvolvimento de atividades culturais e musicais.
A SIRSA, fundada em 1924, é uma instituição orientada para a Instrução e Recreio, que desempenha um papel de inegável mérito como instrumento de cultura e fator de sedimentação dos laços que ligam a comunidade de Areosa, desenvolvendo inúmeras atividades nomeadamente na área cultural e artística como as danças de salão, as escolas de música, com realce para o teatro amador. Outra área é a animação para idosos que desenvolve em colaboração com as instituições da Areosa e da cidade vocacionadas para este segmento da população.
De sublinhar que a Câmara Municipal está a apoiar a reabilitação de um conjunto de equipamentos dedicados à cultura e atividades recreativas, nomeadamente as obras da Casa do Povo de Deocriste, Sociedade de Instrução e Recreio Areosense, Casino Afifense, Casa do Povo de Lanheses, Casa do Povo de Vila Nova de Anha, Sociedade de Instrução e Recreio Darquense, Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço.