Para assinalar o ano do primeiro centenário da morte do poeta-diplomata António Feijó (1917-2017), a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima junta-se ao município para dedicar ao poeta o concurso “Carta à Rainha D. Teresa”. Dirigido a alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, o concurso está aberto até dia 27 de fevereiro. Os participantes deverão redigir uma carta à Rainha D. Teresa – responsável pela outorga do foral à vila em 1125 – com o propósito de realçar o fundamental legado do autor de “Sol de Inverno”, através da evocação em linguagem acessível da sua vida e obra. Os concorrentes poderão privilegiar um dos livros de António Feijó ou simplesmente recontar de forma original a vida do poeta.
Sob o lema “Dar a conhecer Feijó”, a competição está inserida no programa comemorativo do 04 de março – Dia de Ponte de Lima – e pretende estimular o gosto pela escrita criativa, despertar o interesse pelo legado literário da vila mais antiga do país e promover a valorização do importante património imaterial da região.
A divulgação dos vencedores do Concurso “Carta à Rainha D. Teresa” está prevista para 06 de março, realizando-se a cerimónia de entrega dos galardões nas bibliotecas escolares de cada aluno premiado. Todas as cartas recebidas no âmbito da competição serão expostas na Sala Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, merecendo as vencedoras publicação online nos diferentes meios de comunicação do município de Ponte de Lima.