A CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho anunciou, em comunicado, que “os últimos tempos têm sido extremamente favoráveis para as expectativas e anseios do Alto Minho” no que toca a acessibilidades e mobilidade. A estrutura presidida por Luís Ceia refere que “muito recentemente foi consignada a empreitada de eletrificação da linha do Minho entre Nine e Viana do Castelo; foi anunciado o lançamento do concurso público para a eletrificação do troço da linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença; foram anunciados investimentos no porto de mar de Viana do Castelo, para a melhoria das acessibilidades marítimas e terrestres a esta infraestrutura” e foram ainda anunciados investimentos para a valorização das áreas empresariais de Formariz, em Paredes de Coura, e de Lanheses, em Viana do Castelo.
A concretizarem-se, “quer na forma quer na calendarização”, refere a CEVAL, “estarão satisfeitas muitas das constantes reivindicações e exigências das Associações Empresariais que representamos, onde se incluem as da Galiza, dos agentes económicos e das instituições do Alto Minho”.
“Contudo, em matéria de acessibilidades, continuamos a reivindicar e fazem parte da nossa agenda a eliminação do pórtico do Neiva, com um Alto Minho isento de portagens, a conclusão da A28 até Valença e a valorização do Aeroporto Sá Carneiro”, defende ainda a confederação empresarial do Alto Minho.