Na passada segunda-feira o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, e o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, marcaram presença na cerimónia de consignação da empreitada de eletrificação da Linha do Minho, no troço que liga Nine a Viana do Castelo. A bordo de um comboio que fez a ligação até Viana do Castelo, foi ainda anunciado que o concurso público para eletrificação do troço vai ser lançado ao longo deste mês de fevereiro.
Integrada no Plano de Investimentos Ferroviários 2020 aprovado pelo Governo, a empreitada de eletrificação do troço com 43,6 quilómetros entre Nine e Viana do Castelo será executada no âmbito do projeto de modernização da Linha do Minho que a Infraestruturas de Portugal está a implementar e cuja primeira obra no terreno – a empreitada de supressão da Passagem de Nível em Midões – arrancou no final de junho do ano passado.
A empreitada contempla a construção de Estações técnicas em Midões e Barroselas para permitir o cruzamento de comboios de 750 metros, a alteração de layout das estações de Barcelos, Barroselas, Darque e Viana do Castelo e o rebaixamento da via sob algumas Passagens Superiores existentes e a impermeabilização dos túneis de S. Miguel da Carreira, Tamel e Santa Lucrécia. Ao longo do troço a intervencionar será realizado o alteamento e prolongamento de plataformas de acesso nas Estações e apeadeiros, com vista à adequação e melhoria das condições de exploração e de prestação do serviço ferroviário.
Para o presidente da Câmara de Viana, José Maria Costa, o arranque da obra traz sobretudo benefícios para as relações com a Galiza, pelo que se congratulou com a iniciativa há muito reivindicada.