FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 02 Fev 2017

Livro sobre Geoparque Litoral de Viana do Castelo quer apoiar educadores e professores

Foi já apresentado o livro “O Livro do Professor do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior”, uma publicação sobre o Geoparque Litoral de Viana […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Foi já apresentado o livro “O Livro do Professor do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior”, uma publicação sobre o Geoparque Litoral de Viana do Castelo que pretende apoiar a ação dos educadores e professores do agrupamento vianense.
O livro foi apresentado durante a iniciativa do projeto curricular integrador “Mar Maior” destinada aos docentes do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior, que se enquadra nos objetivos da Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020 e integra as áreas programáticas de educação, ciência e tecnologia e as de identidade e cultura do Plano Mar-Portugal.
Na cerimónia, que juntou mais de 180 professores e educadores, o autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa, sublinhou a importância do ensino fora das salas de aula, destacando os recursos do Geoparque Litoral de Viana do Castelo como elementos chave para a compreensão da evolução do território de forma interdisciplinar.
A parceria estratégica estabelecida entre aquele agrupamento escolar e o Geoparque Litoral de Viana do Castelo pretende apoiar a implementação do Mar Maior, trazendo às salas de aula a visão de que a valorização educativa do património regional, sob as suas mais variadas dimensões, é o passo decisivo para um serviço de formação científica e humana de qualidade.
O Geoparque Litoral de Viana do Castelo tem ainda em desenvolvimento e no âmbito da sua ação educativa, projetos curriculares com o Agrupamento de Escolas do Monte da Ola (A Pequena Idade do Gelo) e com o Agrupamento de Escolas de Arga e Lima (O Património Mineiro de Arga e Lima).
O programa educativo do Geoparque Litoral de Viana do Castelo é constituído por 13 propostas pedagógicas para as áreas do Estudo do Meio, Ciências Naturais, Biologia-Geologia, História e Arqueologia, e para os níveis de ensino do 1º Ciclo ao Secundário, incluindo a Educação Especial. Em todos as propostas pedagógicas existe a possibilidade de serem trabalhadas outras áreas curriculares, com especial destaque para a Geografia, a Física-Química e a Educação Física.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts