FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 28 Fev 2017

Receitas de famílias de Viana do Castelo foram selecionadas para programa de televisão

Um conhecido Chef português, uma nutricionista e 30 receitas sugeridas pelas famílias com crianças inscritas em Misericórdias de norte a sul do país são os […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Um conhecido Chef português, uma nutricionista e 30 receitas sugeridas pelas famílias com crianças inscritas em Misericórdias de norte a sul do país são os ingredientes principais do programa de culinária “Nutriciência”, desenvolvido pela Universidade do Porto, que vai estrear no próximo dia 04 de março, na RTP1.  Entre os autores das receitas escolhidas, estão duas famílias de Viana do Castelo que vão poder ver as suas criações confecionadas na televisão.

Todos os sábados ao meio dia, em 5 minutos, o Chef Hélio Loureiro e a nutricionista da Faculdade de Ciências da Alimentação e Nutrição da Universidade do Porto (FCNAUP) Patrícia Padrão vão mostrar uma receita selecionada pela sua criatividade e qualidade a nível nutricional, num total de 25 pratos principais e 5 sopas.

Cada episódio, para além da receita, vai dar a conhecer uma curiosidade nutricional sobre um ingrediente ou característica em particular. “As receitas são tradicionais e utilizam alimentos tipicamente portugueses, do nosso dia-a-dia”, descreve a docente da FCNAUP. O programa mostra como preparar várias receitas regionais típicas, aumentando os hortícolas e diminuindo o sal, sem comprometer o sabor.

O projeto da Universidade do Porto criou uma plataforma online na qual cerca de 1500 famílias pertencentes a Misericórdias de norte a sul do país se registaram e responderam a vários desafios, como pensar em receitas. A Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo é uma das Misericórdias envolvidas no projeto. Os participantes tiveram de cozinhar em família, empratar e fotografar. O último passo foi submeter as receitas na plataforma para serem avaliadas pela equipa de nutrição do projeto que recebeu ao todo mais de 700 propostas.

O  projeto Nutriciência é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Universidade do Porto que inclui a Faculdade de Letras, a Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação e a Faculdade de Engenharia, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, a RTP e a Universidade de Oslo.

O Nutriciência é um projeto financiado pelo Programa EEA Grants – Mecanismo Financeiro 2009-2014 do Espaço Económico Europeu (Projeto 0085NU1), com o apoio do Serviço Nacional de Saúde (SNS), da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e do Programa Iniciativas em Saúde Pública (PT06).

 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts