O município de Valença anunciou estar a projetar um grande polo industrial, com 140 hectares, num projeto que pretende reforçar a capacidade de oferta de solo industrial e a captação de novos investimentos. Segundo o executivo liderado por Jorge Mendes, potenciar a oferta de solo industrial infraestruturado, atraindo novos investimentos industriais, dinamizadores da economia local e regional e do mercado do emprego é o grande objetivo do lançamento deste projeto.
O grande polo ficará situado na parte sul do concelho e será desenvolvido em parceria com Vila Nova de Cerveira, já que esta será uma estrutura que permitirá uma continuidade geográfica entre as áreas industriais já existentes destes dois concelhos. As negociações com as entidades da tutela já foram lançadas por Valença e Vila Nova de Cerveira e decorrem a bom ritmo. “As duas administrações estão expetantes que num futuro próximo este grande polo seja uma realidade, absolutamente necessária para a projeção destes territórios”, confirma o comunicado da autarquia valenciana.
“O novo grande polo pretende ir de encontro à crescente procura de solo industrial na região e às necessidades de desenvolvimento de um território que se reafirma, cada vez mais, como uma das grandes referências da Península Ibérica para a captação de investimentos industriais”, diz ainda o comunicado. O grande polo abrange uma ampla área envolvente a duas infraestruturas supra municipais já existentes, o Aeródromo de Cerval e o Aterro do Vale do Minho.
Para Jorge Mendes, “Valença tem condições únicas para a fixação de novos investimentos industriais, reconhecidas pelos empresários, pelo que este grande polo será um projeto que se pretende de sucesso”.