É já na próxima semana que a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai iniciar as empreitadas de pedonalização da Rua da Olivença e do Largo Mestre César, num investimento de 475 mil euros. Estas obras integram o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Viana do Castelo, no âmbito da Mobilidade Sustentável e da política de qualificação urbana da cidade.
Nas duas obras vai ser qualificado o espaço público de forma a facilitar a mobilidade, designadamente de pessoas com mobilidade reduzida, o reforço de contentores de resíduos sólidos urbanos, entre outros. As requalificações têm como objetivo central viabilizar a qualificação do espaço público na cidade, a promoção da multimodalidade e a melhoria da repartição modal, com consequências benéficas para a sustentabilidade urbana do ponto de vista ambiental.
De lembrar que a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai investir, até 2020, cerca de 20 milhões de euros em trinta diferentes projetos, cuja intervenção será focada nas áreas de reabilitação urbana entretanto criadas. Financiado pelo Portugal 2020, este programa visa a qualificação do sistema urbano, mediante três diferentes planos: o Plano de Mobilidade Sustentável, o Plano de Ação de Regeneração Urbana e o Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas.