A partir do mês de maio, a incubadora Vianatech vai ter a funcionar em pleno três empresas tecnológicas no primeiro andar de um dos edifícios da Praça da Liberdade, com 70 trabalhadores “extremamente qualificados”. Esta terça-feira foram apresentados, em conferência de imprensa, os três projetos tecnológicos que vão expandir-se em Viana do Castelo, nas novas instalações. José Maria Costa, autarca local, destacou os “talentos” de Viana do Castelo e a competência do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), conforme foi referido pelos empresários investidores.
A Vianatech não representou qualquer investimento para o município de Viana, pois os acordos de investimento com as três empresas atribuem “todo o trabalho de adaptação do espaço” aos investidores. “É um dia importante, um dia em que a cidade se está a posicionar e a mostrar para o mercado tecnológico”, reforçou José Maria Costa, assumindo que “há mais contactos com outras empresas”. Neste momento, o primeiro piso do edifício da Praça da Liberdade já está cheio com as três empresas, mas a autarquia vianense está já a procurar um outro edifício, “grande”, para mais investimentos tecnológicos.
A Shay Murtagh, com 40 anos de experiência, é uma empresa familiar irlandesa, a trabalhar na Irlanda e no Reino Unido, e uma das líderes em betão e cimento. Em Viana do Castelo, no novo espaço, vai instalar um sector com uma equipa qualificada de engenheiros que desenham soluções completas para cada projeto. O responsável explicou que têm atualmente 12 funcionários em Portugal, mas que as novas instalações vão permitir expandir o número. “Existe gente talentosa em Viana. O sistema educativo permitiu aos formandos terem grande formação no que toca à engenharia, com a ajuda da Universidade do Porto, Universidade do Minho e Instituto Politécnico de Viana do Castelo”, indicou.
Já a SparkleIT é uma empresa de tecnologias de informação luso-francesa, que surgiu com o objetivo de modernizar tecnologicamente as restantes empresas do consórcio francês SGI-3F, ao qual pertence. O representante indicou que a empresa nasceu com 4 irmãos de Viana, mas que fazem parte de “uma família empreendedora que, em França, tem dado passos na construção e informática”. No novo edifício vão “duplicar ou mais” a equipa, visto que “a solicitação é enorme”. Indicou ainda que “90% dos colaboradores” da SparkleIT foram formados no IPVC.
A portuguesa G9 Telecom será a terceira empresa a instalar-se na Vianatech, encontrando-se organizada em diversas categorias, que vão desde o tradicional serviço de telefonia e dados fixos, ao outsourcing de comunicações, consultoria e soluções integradas e de gestão de comunicações.