O Sport Clube Vianense recebeu este domingo no Estádio Dr. José de Matos o Valenciano e perdeu (0-3), em encontro da 20ª jornada do Campeonato Distrital da 1ª divisão da AFVC. A equipa de Leandro Pires perde pela segunda vez consecutiva por três golos de diferença.
A equipa de Valença do Minho, que luta por sair dos lugares de descida, rubricou uma exibição perfeita acabando por justificar a vitória. Aos 35 minutos, Edu abriu a contagem dos forasteiros, e já na segunda metade, Francês, na conversão de um penálti, aos 48 elevou a contagem, com Miguel Marques no ultimo lance do jogo, aos 90+5, a fechar o resultado.
O Vianense com muitas baixas no plantel (lesões, doença e castigos), obrigou o seu treinador a revolucionar a equipa, mas as mudanças forçadas não tiveram os efeitos desejados.
O Valenciano apresentou-se em Viana, muito bem organizado por Gil Silva, acabando por dominar do primeiro ao ultimo minuto o encontro.
Aos 13 minutos, Edu com espaço na meia lua da grande área rematou à vontade para uma defesa apertada de Beto e no minuto seguinte, Francês isolado não conseguiu ultrapassar o jovem guardião do Vianense. Estavam dados os primeiros avisos do Valenciano, que mostravam bem cedo os sinais de fragilidade apresentados pelo Vianense.
Numa das poucas descidas dos locais, aos 35 minutos, Pedro Branco trabalhava bem bola, quando Hélder o abalroou na grande área valenciana e Gerson, na conversão do penálti, atirou para defesa de Marcos. Com o resultado em branco o defesa do Vianense não teve arte nem engenho para inaugurar o marcador.
Como quem não marca sofre, aos 39 minutos Edu põe os visitantes a ganhar. Jogada rápida pela esquerda e Edu com um toque subtil acabou por bater Beto (0-1).
Ainda antes do intervalo, Fábio de livre direto a mais de 40 metros da baliza tentou a sua sorte, mas Marcos voou para evitar o golo da igualdade.
Na segunda parte a reação do Vianense teve, desta vez, efeito negativo, com Gerson a rasteirar Yan dentro da grande área de Beto logo no terceiro minuto do segundo tempo. A entrada fora de tempo do defesa sobre o brasileiro deu oportunidade a Francês para fazer o segundo golo dos visitantes de grande penalidade (0-2).
A partir deste momento o Vianense ficou muito vulnerável no desafio e o Valenciano completamente à vontade no jogo construiu oportunidades suficientes para alcançar um resultado ainda mais robusto na Capital de Distrito.
No ultimo lance, aos 90+5, Miguel Marques acabado de entrar, fez, não sabe muito bem como, o resultado final do encontro (0-3).
O arbitro João Morte e os seus auxiliares realizaram uma excelente arbitragem. O Juiz de Viana do Castelo decidiu bem nos dois lances de grande penalidade e manteve um critério disciplinar perfeito. Exibiu 12 cartões amarelos e dois vermelhos, todos bem mostrados.
AFVC: Resultados do Fim-de-semana (4 e 5 de Março)
Campeonato Distrital da 1ª Divisão
Resultados da 20ª Jornada:
Arcozelo-Vila Fria, 6-0
Távora-Lanheses, 2-1
Correlhã-Cerveira, 1-2
Campos-Castelense, 1-1
Monção-Courense, 1-1
Neves-Atlético Arcos, 3-1
Chafé-Vitorino Piães, 2-2
Vianense-Valenciano, 0-3
Classificação:
1º Cerveira, 40 pontos.
2º Atlético dos Arcos, 39
3º Neves, 36
4º Vianense e Lanheses, 35.
Campeonato Distrital da 2ª Divisão
Resultados da 20ª Jornada:
Ancorense-Fachense, 1-1
Longos Vales-Darquense, 0-4
Lanhelas-Anais, 4-2
Melgacense-Raianos, 1-1
Moreira Lima-Vila Franca, 1-2
Bertiandos-Ancora Praia, 1-1
Cardielense-Moreira, 2-1
Classificação:
1º Moreira do Lima com 39 pontos.
2º Melgacense, 37
3º Bertiandos e Ancorense, 35.