FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

01 Mar 2017

Caminha avança com 3ª edição do Orçamento participativo a 13 de março

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No dia 13 de março o município de Caminha vai dar início à 3º edição do Orçamento Participativo. Durante duas semanas, de 13 a 29 […]

No dia 13 de março o município de Caminha vai dar início à 3º edição do Orçamento Participativo. Durante duas semanas, de 13 a 29 de março, Arga de Baixo, Lanhelas, Azevedo, Vile, Vila Praia de Âncora e Vilarelho vão receber os Encontros de Participação para que a população possa decidir os projetos que quer para o concelho caminhense.

O Orçamento Participativo de Caminha é um processo de participação cidadã que visa assegurar o envolvimento dos munícipes na decisão anual sobre as prioridades de investimento público autárquico, reforçando, desse modo, os mecanismos de interação com a população, de transparência na alocação dos recursos públicos e de aprofundamento da democracia a nível local. O Orçamento Participativo 2017 contempla uma verba de 195 mil euros, o que corresponden ao montante de IRS que se prevê que os munícipes do concelho paguem durante este ano, sendo que cada projeto não poderá ultrapassar os 65 mil euros.

A implementação do Participativo de Caminha é uma das bandeiras do executivo liderado por Miguel Alves, socialista que tem defendido que “em Caminha, como em nenhuma outra parte do mundo, são as pessoas que decidem o que fazer com a percentagem de IRS que fica no concelho”. “Não existe isto em lado nenhum e é por isso que o concelho de Caminha foi convidado pela Comissão Europeia para ir à Tunísia mostrar como se fazem as coisas”, declarou o autarca.

Depois dos Encontros de Participação decorrerá a análise técnica sobre cada uma das propostas vencedoras, o que deverá acontecer até ao dia 27 de maio. A consulta pública terá lugar entre os dias 29 de maio e 07 de junho. A votação decorrerá de 19 de junho a 14 de julho e os resultados serão conhecidos a 28 de julho.

Recorde-se que a recuperação do espaço envolvente ao Dólmen da Barrosa (Vila Praia de Âncora); a adaptação do Centro Cultural de Gondar para Unidade de Apoio Domiciliário (Gondar); a reparação do Cais da Rua e colocação de guindaste para embarcações (Caminha), a Rede Wi-Fi para as freguesias das Argas; a beneficiação do Jardim de Infância de Âncora; a execução do projeto do Cais de Rua Sul (Caminha) e a recuperação do Monte Calvário (Vila Praia de Âncora), foram os projetos vencedores das duas primeiras edições.

 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts