No mês de junho o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) da Câmara Municipal de Viana do Castelo vai assinalar o seu 10º aniversário. Em junho, vai ser inaugurada uma exposição que irá retratar os 10 anos do serviço de educação ambiental deste equipamento com a apresentação de uma publicação que integrará alguns depoimentos de antigos colaboradores do CMIA, assim como o 1º Encontro Técnico de Educação Ambiental que, ao longo de dois dias, contará com a presença de inúmeras individualidades da temática ambiental a nível nacional como também presenças internacionais vindas da vizinha Galiza, Irlanda e Brasil.
Inaugurado a 21 de junho de 2007, o CMIA está instalado nas antigas Azenhas de D. Prior e tem por missão promover a existência de um espaço de debate e reflexão sobre questões ambientais emergentes, promover iniciativas de formação e informação ambiental orientadas em função do público-alvo, desenvolver um Centro de Recursos acessível, diversificado e versátil em diversas temáticas ambientais e ainda fornecer informação tratada sobre indicadores ambientais e de sustentabilidade ambiental.
Neste enquadramento, mais de 70 000 utilizadores participaram em múltiplas atividades promovidas pelo CMIA, que aposta também no projeto Escola da Natureza, que lança o desafio dos visitantes partirem à descoberta da biodiversidade associada a diferentes habitats naturais e classificados do concelho de Viana do Castelo. A apresentação de um novo site, um Biokit totalmente personalizado, ao nível do design e conteúdos, um curso de formação para professores, visitas guiadas às novas estações de biodiversidade com acesso gratuito, exposições com a parceria de Centros de Ciência Viva e atividades nas praias galardoadas com Bandeira Azul serão algumas da inúmeras iniciativas que este espaço irá promover até ao fim deste ano.