Este mês de abril a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Viana do Castelo volta a assinalar o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. A causa será promovida ao longo de todo o mês, com diversas iniciativas, num projeto que pretende sensibilizar a comunidade para a temática da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude, ambicionando cobrir o concelho de laços azuis.
Com apoio logístico da Câmara Municipal, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens desafiou as mais diversas instituições e serviços de carácter público ou privado a aderirem à campanha “Laço Azul”, assinalando-o, durante todo o mês de abril, através da utilização de um laço de tom azul ao peito. O comércio tradicional e o comércio do centro comercial Estação Viana Shopping prometem aderir, mais uma vez, ao projeto. Serão ainda afixados cartazes alusivos à efeméride por todo o concelho, coroados, simbolicamente, através da colocação de um Laço azul gigante na Praça da República.
Em colaboração com a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, serão abordados, nesse espaço, e durante todo o mês, temas alusivos a esta temática, na atividade “Sábado com Histórias”, contribuindo, dessa forma, para uma melhor e mais ampla promoção da relevância dos direitos das crianças e dos mecanismos existentes com o desígnio último de as salvaguardar.
Será ainda lançado um repto a todas as escolas do concelho, através de um concurso literário, por escalões, subordinado ao tema/lema “Vidas com direitos”. Adicionalmente, serão distribuídos por todos os estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do primeiro ciclo, calendários dos afetos.
A fechar com chave de ouro este mês evocativo, será oferecido a toda a comunidade vianense um “Concerto dos afetos” a decorrer no auditório Lima de Carvalho – IPVC, no dia 28 de Abril, pelas 21h:30, protagonizado pelos alunos da Escola de Música de Perre.