Acaba de abrir o concurso para a criação do cartaz oficial da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia 2017. Este ano, a entidade organizadora pretende destacar o traje à vianesa, recentemente certificado. A beleza da Mulher de Viana com o traje à vianesa é o primeiro de quatro desafios lançados pelo concurso para a conceção do cartaz oficial da Romaria d’Agonia deste ano, que se realiza entre 17 e 20 de agosto, em Viana do Castelo.
Recorde-se que o traje à vianesa foi o primeiro traje do país a obter certificação e essa conquista vai marcar, este ano, os “vários momentos” dos quatro dias de festa, conforme garantiu a presidente da Vianafestas, entidade responsável pela organização da Romaria d’Agonia, Maria José Guerreiro. “Temos um grande enfoque sobre o traje á vianesa, é isso que nos interessaria que o cartaz oficial expressasse ainda de uma forma mais rica”, assumiu.
A principal montra do traje à vianesa será o “Desfile da Mordomia”, que anualmente se realiza na sexta-feira das festas, reunindo mais de 500 mulheres devidamente trajadas que desfilam pelas principais ruas da cidade. O concurso para a conceção do cartaz de 2017 já está aberto e o regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Vianafestas, em www.vianafestas.com.
No ano o passado contou com 28 propostas, mas Maria José Guerreiro diz que mais importante que a quantidade é o surgimento de “novos nomes, novos designers e fotógrafos”, já que o concurso pretende ser “uma lufada de ar fresco”.
Há várias décadas que o cartaz é a imagem que corre os quatro cantos do mundo para divulgar a Romaria d’Agonia, devendo este ano transmitir, conforme requisitos do concurso que decorre até 30 de abril, “a beleza da Mulher de Viana, ostentando o traje à vianesa”, o “espírito” da festa, “cuja antiguidade nos leva à primeira década do século XX”, ainda “a alegria e a vida” que a caracterizam bem como a Imagem da Capela da Senhora d’Agonia ou da Santa.
Os concorrentes, nacionais e estrangeiros, podem participar individualmente ou em equipas, com duas propostas “inéditas e originais da autoria do candidato”, que se destinam apenas para as festas.
O regulamento define ainda que “as propostas de cartaz pertencem à VianaFestas até à publicação das mesmas na exposição dedicada ao efeito”, pelo que os autores não podem, até essa data, divulgá-los através de qualquer meio.
Nos critérios de avaliação, o júri, composto por sete representantes de entidades de Viana do Castelo, vai premiar a “adequação a eficácia da mensagem ao tema do concurso, a originalidade e criatividade, a qualidade técnica e estética”.
O vencedor receberá um prémio pecuniário no valor de 500 euros e terá a sua criação espalhada pelo mundo para apresentar a maior romaria portuguesa.
Desde 2010 que o cartaz oficial da romaria d’ Agonia é escolhido através de concurso e em 2016, pela primeira vez, a autoria ultrapassou as fronteiras portuguesas, já que foi a brasileira Anna Galvão a vencedora.