A empresa Neves e Neves assinou esta sexta-feira um contrato com a Câmara Municipal de Viana do Castelo para a compra de um terreno de 12.500 metros quadrados na Zona Industrial de Neiva-Alvarães, num investimento que vai permitir a ampliação de uma empresa do sector logístico dedicada à exportação. O novo investimento de cerca de dois milhões irá criar 20 novos postos de trabalho, aumentando assim a capacidade da empresa que já opera naquela área com cerca de cem trabalhadores.
Do projeto de ampliação consta uma zona de armazém, oficinas de apoio e áreas de estacionamento, sendo que a empresa registou, em 2016, um volume de negócios a rondar os 10,5 milhões de euros.
De sublinhar que este investimento se junta a um conjunto de novas empresas e unidades empresariais a instalar-se em Viana do Castelo e que permitiram que o concelho se tornasse, segundo os últimos dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística, a segunda capital de distrito de Portugal Continental com maior saldo favorável entre exportações e importações de bens.
Em 2015, Viana do Castelo exportou 830 milhões de euros, correspondentes a 50.2% das exportações do Alto Minho, e exportando, neste período, 2.2 mil milhões de euros. Para estes resultados, muito contribuiu a internacionalização das empresas vianenses mas também a captação para o concelho de novas unidades industriais e empresariais de capital estrangeiro que se tem vindo a fixar no concelho de Viana do Castelo, com a criação de projetos inovadores e que, apesar das dificuldades económicas dos últimos anos, tem tido grande determinação. A concretização destes investimentos em novas empresas e na ampliação de algumas atividades permitirá que durante 2017 sejam criados mais 1.500 novos postos de trabalho no concelho de Viana do Castelo.