Todas as semanas a Sociedade de Instrução e Recreio Darquense (SIRD), coletividade instalada na freguesia de Darque, concelho de Viana do Castelo, conta com “500 a 600 alunos” nas diversas atividades lá instaladas e, por isso, a direção da instituição mostra-se muito satisfeita com a previsão de obras que vão rondar o 1 milhão de euros no espaço. Amadeu Palhares, presidente da direção da SIRD, assumiu à Geice “por todas as ações que a associação tem efetuado, carece mesmo de se revestir de melhores condições térmicas e acústicas”. “Sentimos isso pelo fluxo humano que se tem constatado na SIRD. Temos de dar essas condições”, declarou.
Num investimento da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a sede da Sociedade vai ser alvo de “uma remodelação, de uma requalificação que passa pela centralidade das divisões da SIRD e pela melhoria das condições térmicas e acústicas, para que se consiga um funcionamento global de excelência”, revelou Amadeu Palhares.
O dirigente reconhece que, com as atuais condições do espaço, é difícil “conciliar” diferentes atividades e até cativar os privados. “A SIRD precisava de dar uma melhor resposta, ao nível funcional, a todas as diferentes vertentes artísticas que tem, pois temos um fluxo de 500 a 600 alunos por semana”, frisou.
Só a escola de música Amadeus, uma das estruturas da SIRD, conta atualmente com cerca de 180 alunos, nas diversas aprendizagens.