Este domingo, dia 26 de março, acolhe o trilho “Em busca das Inverneiras”, iniciativa que vai explorar o Soajo, em Arcos de Valdevez. Nas terras de Soajo existe um tipo de povoamento muito típico: as Brandas e as Inverneiras. A Inverneira, como o nome indica, é a aldeia onde a família passa o Inverno. Localizam-se em vales, em altitudes baixas. No princípio do Outono, as pessoas descem para a Inverneira permanecendo aí até março. Nessa altura, sobem para a Branda, onde se fazem as sementeiras e onde se passa a maior parte do ano. Contam os mais velhos que estas mudanças eram feitas com grande festa juntando-se várias famílias que partilhavam o mesmo destino.
O ponto de encontro para esta aventura é no domingo, na Porta do Mezio, às 09:30 da manhã. Será um trilho por caminhos ancestrais onde se pode observar o quotidiano da população nas inverneiras.
Com aproximadamente 7 quilómetros de extensão, neste percurso de dificuldade fácil os participantes vão explorar os costumes, descobrir os pequenos aglomerados rurais, os ribeiros, a vegetação autóctone e as manadas de bovinos e ovinos que pastam nos campos verdejantes.