Há já cerca de 38 anos que a população da freguesia de Alvarães, no concelho de Viana do Castelo, promove a “Via Sacra com quadros vivos”, momento que se repete já este sábado à noite, entre as 20 e as 23 horas. Júlio Vieira, da organização, indicou à Geice que “desde há bastantes anos, cerca de 38, que a população tem esta tradição, por incentivo de alguns membros desta comunidade e do próprio pároco, Monsenhor António Fernandes Gonçalves”. Desde então que os populares se unem sempre, pela Páscoa, para promover a Via Sacra, numa tradição que deverá juntar “mais de cem participantes, de várias gerações e várias profissões”.
Para o responsável, este é “um trabalho religioso, católico, de fé”, mas que também promove “a união de toda a comunidade”. “Os jovens de antigamente, da primeira geração que realizou a Via Sacra, ainda participam nos dias de hoje”, assegura Júlio Vieira, afirmando que estes momentos juntam “avós, pais e netos”. No domingo de manhã, pelas 10 horas, os alvaranenses vão também promover a “Entrada Triunfal de Jesus”.
Num percurso de mais de três quilómetros, que liga as 14 capelas da freguesia, cerca de meio milhar de pessoas assiste a estes momentos de fé e arte popular em Alvarães, este fim-de-semana. A tradição da Via Sacra realiza-se há quase meio século, mas todos os anos o guião é modificado, “porque conjugamos os quatro evangelhos” para retratar os quadros o “mais completo possível”, explica o organizador Júlio Vieira, estudante de 21 anos que integra a organização.
Na quinta-feira santa, às 19h00, na Igreja Matriz de Alvarães acontece a Ceia do Senhor “lava-pés”.