Este fim-de-semana a freguesia de Alvarães, em Viana do Castelo, mantém vivas as tradições de Páscoa promovendo a intergeracionalidade entre os participantes, que incluem quase todas as famílias da freguesia. Em cada um dos quadros que vão ser representados vão marcar presença cerca de 150 alvaranenses, envolvendo pessoas dos 8 aos 80 anos, desde avós, pais, netos e bisnetos, todos envoltos na fé e no convívio. A “Via Sacra com quadros vivos” acontece este sábado à noite, entre as 20 e as 23 horas, a “Entrada Triunfal de Jesus” no domingo, pelas 10:00, e a Ceia do Senhor “lava pés” quinta-feira Santa.
Fernando Martins, presidente da Junta de Freguesia de Alvarães, explicou à Geice que “ as pessoas da freguesia são religiosas, unem-se em comunhão com a fé e mostram o mais genuíno da arte popular”, dizendo que este é “um programa de Páscoa muito genuíno, feito pelas nossas pessoas”. “Para Alvarães e para a comunidade é muito importante”, realça, dizendo que a população local “tem muita adoração por este momento”.
Num percurso de mais de três quilómetros, que liga as 14 capelas da freguesia, cerca de meio milhar de pessoas assiste a estes momentos de fé e arte popular em Alvarães. A tradição da Via Sacra realiza-se há quase meio século, mas todos os anos o guião é modificado, “porque conjugamos os quatro evangelhos” para retratar os quadros o “mais completo possível”, explica o organizador Júlio Vieira, estudante de 21 anos que integra a organização.
O responsável indica que “antigamente eram os nossos avós que organizavam com a participação dos jovens da freguesia, hoje temos pessoas de todas as idades a participarem e são sobretudo os jovens que organizam”. Por isso, garante, “são várias gerações da mesma família envolvidas nestas representações”. “Toda a população está muito ativa, podemos dizer que há pelo menos um membro de cada família da freguesia representada nestas tradições”, frisou. Cerca de 150 pessoas, entre jovens e seniores, participam com devoção e afinco nos “quadros vivos da Via Sacra”, que retratam a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário,a partir das 20 horas.“Envolvemos todos os anos mais crianças para que sejam elas a manter a tradição envolvendo, um dia mais tarde, os seus filhos e também os seus pais”, salienta Júlio Vieira.
Além dos “Quadros Vivos”, no sábado, o fim-de-semana santo que antecede a Páscoa, apresenta em Alvarães a também já tradicional recriação da “Entrada Triunfal” de Jesus em Jerusalém. Acontece no domingo, pelas 10:00, com a Bênção dos Ramos, uma outra tradição secular na freguesia, que se cumpre no domingo anterior à Páscoa. Cada pessoa traz o seu raminho de oliveira e no início da Eucaristia o pároco da freguesia faz a bênção dos ramos com uma leitura do evangelho. Os ramos são guardados em casa, num lugar de destaque, de um ano para o outro, simbolizando a paz naquela casa e naquela família. Ao fim de um ano é queimado.
Na quinta-feira santa, às 19h00, na Igreja Matriz acontece a Ceia do Senhor “lava pés”. “Mantemos esta tradição pelos nossos idosos, sobretudo o mais solitários, muitas vezes marginalizados pela sociedade. Neste dia eles sentem-se importantes e valorizados”, referiu Júlio Vieira.