FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 12 Abr 2017

Viana do Castelo recebe 1.000 jovens de 200 associações entre 21 e 23 de abril

Entre os dias 21 e 23 de abril a cidade de Viana do Castelo acolhe o 15º Encontro Nacional de Associações Juvenis (ENAJ), um evento […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Entre os dias 21 e 23 de abril a cidade de Viana do Castelo acolhe o 15º Encontro Nacional de Associações Juvenis (ENAJ), um evento que vai reunir cerca de 200 associações de juventude, trazendo à capital do Alto Minho mais de 1.000 jovens do continente, da Madeira e dos Açores.

O evento é promovido pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), com o apoio da Câmara Municipal, e acontece no Centro Cultural de Viana do Castelo. O presidente da federação, Júlio Oliveira, indicou, em conferência de imprensa, esta quarta-feira, que “o Encontro Nacional de Associações Juvenis (ENAJ) é uma referência para o movimento associativo a nível nacional e para a juventude, em geral, porque nestes encontros, dada a massiva participação são discutidos os assuntos mais prementes, mais importantes que afetam a juventude portuguesa, essencialmente, no que toca à participação dos jovens na sociedade”.

Frisou a “fortíssima adesão” do movimento associativo a nível nacional, assinalando que “os mais de mil jovens inscritos para os trabalhos do encontro em Viana do Castelo são oriundos de cerca de 200 associações de todo o país e das regiões autónomas da Madeira e dos Açores”.

O dirigente Júlio Oliveira assegurou que estes três dias de encontro vão servir para fazer a “discussão das políticas de juventude em Portugal” e indicou que “as conclusões dos três dias de trabalhos serão apresentadas aos responsáveis políticos”. Dentro do programa, um dos destaques será a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na abertura oficial do evento, dia 22 de abril, pelas 11 horas. “Enquanto professor Marcelo Rebelo de Sousa, contamos com ele na 13ª edição do ENAJ mas é a primeira vez que participa enquanto Presidente da República. Será o revisitar deste evento mas agora noutra posição, tão ilustre”, realçou Júlio Oliveira. No primeiro dia, 21 de abril, pelas 21h30, o encontro acolhe a sessão final do Orçamento Participativo Portugal (OPP).

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, considerou que esta é “uma oportunidade importante das associações e jovens do concelho poderem participar, recebendo e partilhando novas abordagens e projetos no âmbito da cidadania ativa a decorrer no país”.

Este encontro anual das associações juvenis pretende ser um espaço aberto, um momento para o associativismo refletir e exprimir-se, bem como um espaço de contacto com as experiências paralelas que constituem a sua multiplicidade, de consolidação da consciência de pertença ao movimento juvenil, de afirmação da importância do associativismo juvenil para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e de troca de experiências entre os jovens e as associações de diferentes regiões de todo o país.

 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts