FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 11 Abr 2017

Viana: Judas vai ler o testamento e será queimado este sábado em Monserrate

No Sábado de Aleluia, dia 15 de abril, realiza-se a “Queima do Judas” na freguesia de Monserrate, na cidade de Viana do Castelo. Manda a […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

No Sábado de Aleluia, dia 15 de abril, realiza-se a “Queima do Judas” na freguesia de Monserrate, na cidade de Viana do Castelo. Manda a tradição que no Sábado de Aleluia se queime Judas, o traidor. Com saída do largo fronteiro à estação dos caminhos-de-ferro pelas 11 horas da manhã, o cortejo irá percorrer várias artérias da cidade, estando prevista a sua chegada ao Campo do Castelo pelas 12 horas, local onde se realizará o julgamento e queima. À “festa” juntam-se o Juiz, o escrivão e o pranto fingido das carpideiras que, no final, assistem à leitura do testamento onde, por norma, não faltam as críticas recheadas de ironia sobre aquilo que de mais relevante aconteceu no último ano.

Numa iniciativa da União de Freguesias de Viana do Castelo a tradição é revivida, à moda antiga, como sempre se fez na Ribeira de Viana. Uma tradição que, durante muitos anos, esteve a cargo da “Maria do Gago” e que, depois da sua morte, a então Junta de Freguesia de Monserrate agarrou para que a tradição não se perdesse.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts