FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

30 Out 2017

Caminha: Escola de Venade reaviva a tradição do Pão por Deus no Terreiro

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Esta terça-feira, dia 31 de outubro, a EB1/JI de Venade, escola do concelho de Caminha, promete fazer recordar a tradição do Pão por Deus. Pelas […]

Esta terça-feira, dia 31 de outubro, a EB1/JI de Venade, escola do concelho de Caminha, promete fazer recordar a tradição do Pão por Deus. Pelas 10h30 desta terça-feira, a Praça Conselheiro Silva Torres (Terreiro), em Caminha, vai promover uma “uma pequena encenação e distribuição do Pão-por-Deus pelos presentes”, atividade que a equipa educativa afirma querer “lembrar a história desta belíssima parte do nosso Património”.

Inserido no tema Aglutinador do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais de Caminha “Valorizar o que é nosso”, a  EB1/JI de Venade tomou por missão dar a conhecer e consciencializar os alunos e crianças para os Costumes e Tradições que fazem parte da identidade e história local.

Recorda a organização que o Dia de Todos os Santos, “após o fatídico 01 de novembro de 1755 que assolou o nosso país e sobretudo a nossa capital com um destrutivo terramoto e maremoto, viu surgir um Costume e uma Tradição que revelava o lado mais solidário da nossa sociedade, o Pão-por-Deus”. Explica a equipa educativa que “dias antes do 01 de novembro, com os primeiros produtos das colheitas, os frutos secos, o mel e as ervas da nossa terra preparavam-se, entre outras coisas, pãezinhos doces para serem distribuídos e ofertados aos mais necessitados, sobretudo às crianças que andavam bem cedo, antes das missas, de porta em porta”, pretendendo retomar a tradição com esta apresentação.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts