FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

03 Nov 2017

Artistas juntam-se em concerto solidário de Natal para ajudar guitarrista de Viana a estudar em Londres

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No dia 14 de dezembro um grupo de músicos e artistas de Viana do Castelo vai juntar-se num concerto de Natal solidário que visa ajudar […]

No dia 14 de dezembro um grupo de músicos e artistas de Viana do Castelo vai juntar-se num concerto de Natal solidário que visa ajudar a financiar os estudos de uma jovem guitarrista vianense. Bárbara Matos tem 18 anos e foi admitida, há menos de ano, numa conceituada escola de música de Londres, em Inglaterra. Apesar do talento, as despesas são avultadas, entre 10 mil euros anuais em propinas e 15 mil euros de despesas anuais com a estadia. Por isso, um grupo de artistas, que conta com Augusto Canário & Amigos como cabeça-de-cartaz, vai promover um espetáculo solidário, no Centro Cultural de Viana do Castelo, a 14 de dezembro, pelas 22 horas, sendo que a bilheteira reverte totalmente para os estudos da guitarrista. Os bilhetes vão custar 5 euros.

Foi no início deste ano que Bárbara Matos entrou na Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo, situada em Londres. A jovem guitarrista era aluna do Conservatório de Música de Barcelos e fazia parte da classe de guitarra do professor Francisco Gomes. Bárbara Matos reconheceu que estudar em Inglaterra era “um sonho que tinha há cerca de 6 ou 7 anos” e frisou que ficaria “desapontada” se tivesse de abandonar o sonho “depois de o ter conseguido”.

Já Flora Matos, mãe da jovem, disse que mal souberam da admissão da Bárbara na escola londrina começaram a tentar angariar verbas, pois Londres é “muito, muito caro”.

Maria José Guerreiro, vereadora da cultura na Câmara de Viana, assumiu o apoio da autarquia, que cedeu o espaço e o som para o espetáculo. Considerou que este é um concerto “útil, interessante, e que quer angariar fundos para ajudar a Bárbara a prosseguir os seus estudos em Londres”. “As coisas não são fáceis, a vida é complicada, Londres tem uma escola fantástica onde a Bárbara conseguiu entrar porque teve também excelentes professores”, referiu, destacando o papel do professor Francisco Gomes. A responsável da autarquia indicou ainda que a Câmara de Viana está a “ponderar” criar uma bolsa de estudos superiores para os talentos do concelho.

David Martins, que está ligado à organização deste espetáculo, assegurou que a escola que a guitarrista vianense frequenta é “uma referência e praticamente uma garantia de carreira e de emprego”, explicando que este concerto vai contar com música de câmara, ‘blues’, Augusto Canário & Amigos, para além da presença de Bárbara Matos.

Augusto Gonçalves, mais conhecido por “Canário”, mostrou-se orgulhoso por participar no evento, indicando que a jovem é “mais um vianense que será certamente um excelente músico, um excelente profissional e um excelente artista”.

Em 2012, o também vianense João Lima entrou na “Royal Academy of Music” e no ano de 2014 foi a vez de Fábio Fernandes ser admitido na “Guildhall School of Music and Drama, instituição que acolheu Diogo Carlos em 2016.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts