FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

24 Nov 2017

Autarca de Viana diz que ULSAM tem sido “penalizada” e pede revisão urgente do modelo de financiamento

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da CIM Alto Minho, José Maria Costa, pede a revisão urgente do financiamento da Unidade […]

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da CIM Alto Minho, José Maria Costa, pede a revisão urgente do financiamento da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), que gere o Hospital de Viana, por considerar que a unidade tem sido prejudicada. Na sua intervenção durante a sessão de abertura das Comemorações do 20º aniversário da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, referiu-se ao Plano Nacional de Saúde, afirmando que um dos pilares deste plano assenta numa maior equidade e solidariedade na área da saúde e garantiu ser “urgente” que seja revisto o modelo de financiamento do Ministério da Saúde à ULSAM, cujos valores médios de comparticipação são inferiores à média nacional. José Maria Costa diz que esta situação “tem prejudicado o investimento em recursos humanos, equipamentos e nas instalações dos serviços de saúde do Alto Minho”.

O autarca vianense referiu que apesar destas dificuldades de subfinanciamento, os profissionais de saúde têm feito um bom trabalho e atingido bons resultados de gestão, sendo muitas vezes penalizados face a outras Unidades de Saúde, que não conseguem tão bons indicadores de atividade e são mais financiadas.

O autarca falava durante as comemorações dos vinte anos da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis, uma associação de municípios constituída formalmente a 10 de outubro de 1997, em Viana do Castelo. A Rede tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do Projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts