FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

13 Nov 2017

Ecopista do Rio Minho: Municípios do Alto Minho festejaram título de 3ª Melhor Via Verde da Europa

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Este domingo de manhã os municípios de Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha festejaram em conjunto o título de 3ª melhor via verde […]

Este domingo de manhã os municípios de Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha festejaram em conjunto o título de 3ª melhor via verde da europa, atribuída à Ecopista do Rio Minho, no passado dia 28 de setembro, em Limerick, na Irlanda. O trofeu, alcançado nos 8th European Greenway Award, percorreu os 46 quilómetros daquele corredor ecológico colado ao rio Minho, tendo o trajeto começado em Seixas, concelho de Caminha, e terminado, no Parque da Lodeira, junto à ponte Internacional, concelho de Monção.

Ao longo do percurso, assistiu-se à passagem de testemunho com o trofeu a passar de mão em mão entre os presidentes de câmara de cada município. A diretora da Associação Europeia de Vias Verdes, Mercedes Muñoz, esteve presente.

No limite entre Monção e Valença, António Barbosa e Jorge Mendes mostraram satisfação pelo prémio recebido e afirmaram que a Ecopista do Rio Minho é um produto turístico importante para a região com potencial de crescimento nos próximos anos.

António Barbosa adiantou que é intenção da autarquia monçanense prolongar o seu trajeto para norte do concelho, fazendo-a chegar à fronteira com Melgaço, requalificando a orla ribeirinha e divulgando os pontos turísticos que cada freguesia tem para oferecer.

A aposta concertada dos quatro municípios do Vale do Minho permitiu potenciar a Ecopista do Rio Minho, elemento comum a todos, criando um corredor ecológico que proporciona passeios por vinhedos, campos de cultivo e ribeiros, bem como panorâmicas sobre o rio minho, margem galega e património edificado.

Destinando-se a passeios pedonais, de bicicleta, patins em linha ou skate, a sua procura tem permitido reforçar a oferta turística da região com um produto de natureza excelente que presenteia os utilizadores com alguns dos aspetos mais característicos e cativantes do Vale do Minho.

Refira-se que o primeiro troço da Ecopista do Rio Minho, que aproveitou a linha férrea desativada entre as localidades de Monção e Valença, foi inaugurado no dia 14 de Novembro de 2004. Esta terça-feira completa 13 anos de existência, sendo comemorados com uma conferência internacional que decorrerá no Cine Teatro João Verde.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts