FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 28 Nov 2017

Mais de 120 propostas natalícias garantidas com investimento de 150 mil euros da Câmara de Viana

Nas próximas semanas, para celebrar o Natal e o Ano Novo, o município de Viana do Castelo vai promover mais de 120 propostas diversas, entre […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Nas próximas semanas, para celebrar o Natal e o Ano Novo, o município de Viana do Castelo vai promover mais de 120 propostas diversas, entre propostas infantis, música, teatro, dança, exposições, workshops, feiras e mostras, eventos desportivos e muito mais. No total, a Câmara Municipal vai investir 150 mil euros na programação “Sentidos de Viana”, a acontecer entre 01 de dezembro e 07 de janeiro de 2018. Maria José Guerreiro, vereadora da cultura na autarquia vianense, apresentou esta terça-feira o projeto natalício, revelou que serão mais de 15 os concertos e “inúmeras atividades para as crianças”.

No dia 01 de dezembro, pelas 11 horas da manhã, a “grande festa de Natal” vai ter início com um Concerto de Natal da filarmónica da Associação Musical de Vila Nova de Anha, sendo que o dia de sexta-feira fecha com o “acender” das iluminações natalícias na cidade, pelas 18 horas. No próximo mês vão ainda acontecer dois concertos musicais solidários, para apoiar duas jovens vianenses que estão a estudar música além-fronteiras. No dia 14 de dezembro o Centro Cultural de Viana é palco de um concerto para apoiar Bárbara Matos e, no dia 20, o mesmo espaço acolhe uma Gala Lírica para apoiar Andrea Conangla. No dia 23 de dezembro a Zé Pedro Associação Musical promove os “Sons de Natal” na Porta Mexia Galvão. Já o “réveillon” vai ter um concerto gratuito dos The Gift no Centro Cultural, num evento que vai contar com organização de diversos bares e discotecas da cidade. No dia 01 de janeiro, às 18 horas, o início do novo ano será celebrado com um concerto “com música de Strauss” no Teatro Municipal Sá de Miranda.

A APPACDM vai apresentar em Amonde, no dia 19 de dezembro, em Nogueira, no dia 20, e em Vila Nova de Anha, dia 21, o “Presépio Vivo”, sendo que dia 04 de janeiro de 2018 será a Igreja de São Domingos, em Viana, a acolher o Cortejo dos Reis Magos e a Adoração ao Menino.

No que toca aos mais pequenos, Maria José Guerreiro destaca a chegada do Pai Natal à Porta Mexia Galvão e à Praça da República, no dia 16 de dezembro, à tarde. A vereadora acredita que este é sempre “um grande evento aguardado pelas crianças e também pelos adultos”. Na mesma tarde, pelas 17 horas, será confecionado um bolo-rei gigante no Largo de São Domingos.

Na noite de 16 de dezembro, a Praça da Erva recebe o evento “Consuma Português”, para valorizar os vinhos da região. No mesmo sentido, a “Poesia a Copo” vai acontecer, no dia 13 de dezembro, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA).

O Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe, a 17 de dezembro, um “grande espetáculo” com Xana Toc Toc, a pensar nas crianças, mas devido à forte afluência a autarquia está já a “ponderar” um segundo concerto da artista. O Jardim Público vai ser palco de uma Aldeia dos Duendes do Natal, para que as crianças possam viver “a fantasia e a magia do Natal”.

Os Antigos Paços do Concelho vão promover, ao longo de dezembro, as oficinas de Natal a pensar nos mais novos, e a Biblioteca Municipal também vai desenvolver variados workshops. O Museu do Traje e o Navio Hospital Gil Eannes vão acolher duas exposições de presépios natalícios.

O “Mercado à Mão de Natal” vai acontecer de 15 a 23 de dezembro, na Praça da República, para que todos possam “encontrar um presente mais original e diferente”, salientou a vereadora.

No que diz respeito ao desporto, a Corrida de São Silvestre acontece às 17h30 de dia 23 de dezembro, numa forma “interessante das pessoas se prepararem para as festas”.

 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts