FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

29 Dez 2017

Ano em Revista: Praia Norte, bomba falsa e partida de Manuel Freitas entre destaques de 2017

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Na reta final do ano, chega a altura de passar revista a 2017 e destacar os acontecimentos que mais marcaram Viana do Castelo. Em janeiro, […]

Na reta final do ano, chega a altura de passar revista a 2017 e destacar os acontecimentos que mais marcaram Viana do Castelo. Em janeiro, um dos claros destaques vai para a realização da I Gala do Desporto, um evento promovido pela Câmara Municipal e que galardoou os diversos agentes desportivos que, ao longo do ano desportivo, tiveram um papel preponderante no desporto do concelho, destacando ainda os 121 campeões nacionais ou internacionais. A 20 de janeiro, data em que se assinalaram os 169 anos de elevação de Viana a cidade, o antigo embaixador Francisco Seixas da Costa tornou-se Cidadão de Honra da capital do Alto Minho.

Em fevereiro foi anunciada a criação da Vianatech – Aceleradora Tecnológica de Viana do Castelo, que instalou três empresas tecnológicas no primeiro andar de um dos edifícios da Praça da Liberdade, reunindo dezenas de trabalhadores “altamente qualificados”. No mês do Carnaval, Melânia Gomes foi figura de destaque no corso carnavalesco da cidade e a atriz anunciou ainda a sua estreia em trabalho na terra onde cresceu, para vir fazer parte do espetáculo “Perdição”, de e com Fernando Gomes. O segundo mês do ano foi ainda altura para começarem as obras de alargamento do cemitério de Darque.

No mês de março começou a empreitada de construção do Pavilhão do Atlântico, num investimento de cerca de 1.3 milhões de euros para criar o edifício na Avenida do Atlântico, num terreno em gaveto entre a Avenida e a Rua Dr. Pedro Barbosa, onde está situada a escola EB2e3 com o mesmo nome. Ainda no terceiro mês de 2017 o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, visitou o início das obras de modernização da Linha do Minho na cidade de Viana.

No início de maio foi colocado a flutuar, pela primeira vez, o terceiro Navio Patrulha Oceânico (NPO) construído em Viana do Castelo para a Marinha Portuguesa. Maio foi também o mês de inauguração do Hotel Feel Viana, na praia do Cabedelo, uma unidade de 4 estrelas, com 46 quartos e nove bungalows que contou com a presença do Ministro da Economia para a sessão de abertura.

A 09 de junho foi apresentando o cartaz da Romaria d’Agonia 2017. Dois irmãos de Lisboa apaixonados por Viana do Castelo deram vida ao cartaz da romaria, com a “mordoma” Laura Rua, estudante de 16 anos, a ser a cara da maior romaria de Portugal. Augusto Canário foi o presidente da Comissão de Honra da romaria deste ano, naquela que garantiu ser “a maior honraria” da sua vida. Em junho a TVI apresentou publicamente a telenovela “A Herdeira”, com gravações a decorrerem principalmente em Viana do Castelo, chegando também à Galiza e ao México, numa aposta televisiva que tem sido um sucesso sem precedentes. Ainda no sexto mês do ano a Câmara de Viana consagrou como “instituição de mérito” do município o Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo – GDCTENVC, assinalando assim “o relevante papel do grupo, que conta com cinco décadas ao serviço do desporto e da cultura no concelho”. A 15 de junho foi inaugurada, em Viana, a segunda praia para cães do país, instalada na Praia do Coral. Junho fechou com chave de ouro, com o grupo francês Bontaz Centre a anunciar um investimento de 25 milhões de euros na construção de uma fábrica do sector automóvel, no Parque Empresarial de Lanheses, que prevê criar, quando atingir a fase de cruzeiro, dentro de no máximo quatro anos, um total de 900 postos de trabalho.

Em julho as já célebres Bolas de Berlim da confeitaria Manuel Natário foram notícia no jornal inglês “The Guardian”, numa publicação que destacou as filas de espera para degustar uma das mil bolas produzidas por dia naquele estabelecimento. No mesmo mês foi inaugurado o novo Refeitório Social da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, instalado num edifício construído de raiz, junto à Capela da Senhora das Necessidades. Começaram em julho as inaugurações na renovada Praia Norte, com a abertura ao público do novo passeio marítimo da praia da cidade de Viana. Soube-se ainda que Paulo Orfão, ex-diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo, iria ser demitido com base num processo disciplinar que concluiu que interferiu em processos relacionados com familiares, tendo sido substituído por Cristina Oliveira.

Em agosto a cidade entrou em polvorosa com a alegada ameaça de bomba em pleno centro histórico: foi no dia 07 do mês dos emigrantes que uma mala abandonada levantou suspeitas e levou as autoridades a encerrar e evacuar várias ruas no centro da cidade de Viana do Castelo, mas depois de quatro horas verificou-se que a mala se encontrava vazia.  O ciclista Rui Sousa, também presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, anunciou o fim da carreira desportiva em agosto, revelando que a Volta a Portugal 2017 seria a última que faria. A 20 de agosto foram mais de 500 as mulheres que participaram no Desfile da Mordomia, num momento que contou também com atrizes da telenovela “A Herdeira”.

Em setembro soube-se que uma jovem estudante de direito de Cardielos que está a estudar na Universidade de Londres (University of London) ajudou uma emigrante madeirense analfabeta, com 69 anos, a resgatar cerca de 200 mil euros (170 mil libras) a uma firma de advogados inglesa, que se tinha apoderado dos seus bens declarando-a incapaz de os administrar. No desporto, o canoísta vianense Sérgio Maciel do Darque Kayak Clube conquistou em setembro a medalha de prata na prova de sub-23 em C1 dos campeonatos do Mundo de maratonas, que decorreram em Pietermaritzburgo, na África do Sul, sagrando-se assim vice-campeão do Mundo.

Nas eleições de 01 de outubro José Maria Costa foi reeleito para o último mandato como presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e reforçou a maioria absoluta obtida há quatro anos. A candidatura socialista fechou a noite eleitoral com 53,68% dos votos e 6 mandatos. Em outubro soube-se que o Ministério Público está a investigar denúncias de agressões e maus tratos a jovens na Casa dos Rapazes em Viana do Castelo e os 5 funcionários constituídos arguidos pediram, entretanto, o afastamento da instituição, enquanto decorrem as investigações. Foi também o mês em que o Alto Minho se despediu do ourives e histórico social-democrata Manuel Freitas, que partiu vítima de doença prolongada. Ainda em outubro o bilharista Henrique Correia, de 50 anos, natural de Viana do Castelo, atleta do Snooker Club Lisboa, foi chamado para representar Portugal no Campeonato do Mundo de Pool da disciplina de Bola 9, no Catar.

No início de novembro o corpo de Alípio Lima, antigo pároco de Vila Nova de Anha, foi trasladado para Vila de Punhe depois de “quase quatro anos de luta”. Morais da Fonte, dono da sepultura onde o padre estava sepultado e amigo pessoal do antigo pároco, “não queria” a trasladação, por saber que não era a vontade do antigo pároco, mas acabou por aceitar a decisão de “forma pacífica” após a Fábrica da Igreja entender “que já estava a gastar algum dinheiro em custas judiciais”.

Já em dezembro o vereador Ricardo Carvalhido anunciou à Geice que a 10 de janeiro vai ser inaugurada uma rede de laboratórios instalada nas sedes de sete agrupamentos escolares do concelho de Viana do Castelo, juntando cerca de 30 investigadores a 3.000 alunos do 1º ciclo até ao ensino secundário. No desporto, o atleta vianense Miguel Ribeiro, do clube de atletismo Olímpico Vianense, foi 3° classificado no 60° Grande Prémio de Natal que se realizou em Lisboa. A meio deste mês Viana do Castelo foi palco do Encontro de Investidores da Diáspora, que juntou cerca 500 participantes, 350 empresas e 10 membros do Governo na capital do Alto Minho.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts