2017 foi um ano marcado pelas eleições, que foram acompanhadas de muitas visitas de governantes e de anúncios de diversas conquistas e inaugurações um pouco por todo o distrito. Logo a abrir, foi em janeiro de 2017 que a anterior ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, visitou o Alto Minho para inaugurar o requalificado Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, espaço encerrado durante uma década. Ao longo deste ano, o renovado cineteatro tem-se afirmado como espaço central da cultura do concelho caminhense e a justificar em pleno o investimento na sua reabilitação. Por terras de Monção, foi também no primeiro mês do ano que tomaram posse os órgãos sociais da nova “Confraria da Foda Pias-Monção”, que pretende valorizar e promover o cordeiro assado no forno, conhecido como “Foda à Monção”. Já Ponte da Barca viu-se incluída na rede das cidades magalhãnicas, composta por cidades e vilas mundiais que reclamam para si um conjunto de evidências e factos históricos que as integraram, no passado, no grande projeto de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães.
O dia 03 do mês de fevereiro foi de sobressalto em Ponte de Lima, com uma tentativa de assalto falhado a acontecer em pleno centro histórico da vila mais antiga do país, no Largo de Camões. Foram disparados tiros contra a montra da Ourivesaria Matos, mas o vidro resistiu e os suspeitos acabaram por fugir. Já a 18 de fevereiro o município de Valença atribuiu a Chave de Honra da Cidade ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para assinalar o Feriado Municipal que evoca o primeiro santo português São Teotónio, nascido na freguesia valenciana de Ganfei.
No mês de abril a Câmara de Caminha anunciou que o site oficial do município foi alvo de “ciberterrorismo”, explicando que o mesmo “foi atacado por hackers de identidade e origem desconhecida que durante várias horas, nos dias 12 e 13 de abril, conseguiram substituir a normal informação do Município por uma imagem não autorizada”. No mesmo mês, o Presidente da República voltou ao Alto Minho como convidado do 15º Encontro Nacional de Associações Juvenis, que juntou no Centro Cultural de Viana do Castelo mais de mil jovens.
A 1 de maio foi inaugurada a nova sede da Eurocidade Monção – Salvaterra de Miño, instalada num antigo edifício que foi ocupado pela PIDE, junto à fronteira. No mesmo mês o município de Arcos de Valdevez anunciou que a Coindu Couture vai criar 200 empregos com a criação de uma nova fábrica no concelho, continuando assim a investir em carteiras, malas e outros acessórios de luxo. Ainda em maio foram largados 7.200 salmões juvenis nas águas do rio Minho, entre Valença e Tui, numa ação de repovoamento de salmões no Troço Internacional do Rio Minho realizada pelo Comando da Polícia Marítima de Caminha.
Por Paredes de Coura, em julho soube-se que a vila vai ter um hotel alusivo à música e que o ‘Rock Boutique Hotel’ é um projeto do empresário Carlos Alves, um dos fundadores do festival de Paredes de Coura. No mesmo mês o Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, inaugurou a edição 2017 da Bienal Internacional de Arte de Cerveira, evento que prestou homenagens à artista Paula Rego e ao escultor Jaime Azinheira (1944-2016). Por Viana do Castelo, começaram em julho as inaugurações na renovada Praia Norte, com a abertura ao público do novo passeio marítimo, um espaço que tem conquistado vianenses e visitantes.
No mês de agosto Ponte da Barca inscreveu o seu nome no livro Guinness World Records com um “vira do Minho” recorde. Bastavam 545 dançadores, mas a Praça da República daquela vila encheu-se, no dia 20 de agosto, com 667 pessoas a dançar o vira em simultâneo. Já o mau tempo instalou-se, na noite de 28 para 29 de agosto, na zona do mosteiro de S. João D’Arga, em Caminha, que foi atingida por várias descargas elétricas provocadas por trovoada, numa altura em que se encontravam no local milhares de pessoas para participar na romaria típica que costuma prolongar-se até de manhã. No que toca ao desporto, no final de agosto o limiano Fernando Pimenta foi medalha de ouro e campeão do mundo na prova de K1 5.000 metros e conquistou ainda a medalha de prata em K1 1.000 metros nos Campeonatos do Mundo de canoagem, que decorreram em Racice, na República Checa. Por esses dias, o vianense Pedro Neto, que assinara em março contrato profissional com o Sporting Clube de Braga, rumou ao Lazio (Itália).
Em setembro, Sistelo, no município de Arcos de Valdevez, venceu o concurso 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeias Rurais. O crescimento do turismo é a grande ambição de Sistelo, segundo o que defendeu o autarca arcuense João Esteves.
Em dezembro, o Governo português felicitou os alunos da Escola Secundária de Ponte de Lima que se sagraram campeões mundiais no «4×4 in Schools – Technological Challenge», Abu Dhabi, a 11 de dezembro.