A inauguração da iluminação de Natal prevista para a cidade de Viana do Castelo foi adiada para este sábado, às 19 horas. Inicialmente prevista para o cair da noite desta sexta-feira, 01 de dezembro, o município anunciou agora o adiamento por 24 horas.
Recorde-se que em Viana serão iluminadas 20 ruas no centro histórico e ainda duas grandes árvores de Natal. Maria José Guerreiro, presidente da Vianafestas e vereadora com o pelouro da cultura, indicou que “vamos ter uma árvore de Natal na Praça da Liberdade, como tivemos no ano passado, e mais uma vez vamos colocar a nossa araucária iluminada”, dizendo que, apesar das fragilidades, fazem gosto em iluminar a árvore de Natal natural da cidade. “Sabemos que os nossos vianenses, e não só os vianenses, aguardam com expetativa a árvore iluminada e vamos tentar mais um ano que isso seja possível”, frisou Maria José Guerreiro.
Recorde-se que o exemplar vianense da espécie araucária excelsa é considerada a maior árvore de Natal natural da Europa e tem sido decorada, há mais de vinte anos, com milhares de lâmpadas. A árvore conta com 50 metros de altura de altura e situa-se no jardim do antigo Serviço de Luta Anti-Tuberculose (SLAT), próximo da Igreja de Santo António, sendo a iluminação vista a quilómetros de distância. A árvore apresenta algumas fragilidades e a iluminação dos ramos de cima tem sido cada vez mais difícil, mas a autarquia tem tentado manter a tradição.