No âmbito das celebrações de Natal do município de Monção, a “Vila Mágica” já tem em exposição uma série de presépios ao ar livre, que formam um roteiro cultural e artístico. Para festejar a época, a Câmara municipal de Monção lançou o desafio ao movimento associativo da comunidade para criarem as suas próprias interpretações do conceito de presépio. 29 coletividades responderam ao desafio, criando uma rede de presépios apelativos e diversificados. Estas obras podem ser vistas espalhadas pelo centro histórico da vila, assim como em avenidas e urbanizações envolventes.
De forma a facilitar a visita, o município procedeu à criação de um mapa onde estão devidamente sinalizados os locais onde podem ser vistas as peças recheadas de originalidade e autenticidade, assim como as coletividades que os criaram.
Esse desdobrável está disponível na Loja Interativa de Turismo do município, localizada na Praça Deu-la-Deu. Nessa mesma praça, também decorre uma degustação de uma delícia de Natal.
Além dos presépios, a autarquia tem também organizada uma exposição de artesanato, na Praça da República e Rua Conselheiro João da Cunha, onde os visitantes podem observar o trabalho desenvolvido por artesãos do concelho e até adquirir itens para ajudar o comércio local.
O roteiro dos presépios ao ar livre pode ser visitado até ao próximo dia 7 de janeiro.
Recorde-se ainda que, no âmbito das celebrações da “Vila Mágica”, o município tem uma pista de gelo e também organiza visitas à Casa do Pai Natal. Nessa mesma Casa, há ateliês para crianças se divertirem de forma criativa durante as suas férias.
Neste domingo de véspera de Natal, a partir das 15 horas, o Pai Natal chegará de barco à Lodeira, junto à ponte internacional que liga Monção a Salvaterra do Miño, para passar um momento com os mais pequenos.