Este fim de semana irá decorrer o VII Festival do Bacalhau e Doçaria na Expolima, em Ponte de Lima. Com arranque marcado para sexta-feira, o certame celebra o bacalhau, uma das iguarias mais preponderantes da gastronomia limiana, assim como a doçaria, com destaque para o mel e a sidra.
Como seria de esperar, o bacalhau é a estrela do festival, ocupando um lugar histórico nas mesas limianas, com confeções diversas que rangem desde prato principal a petisco. Além destes, o festival também serve para divulgar uma diversidade de outros produtos locais como licores, chocolates, bolos e outras especialidades típicas da região.
Além do espaço dedicado à exposição de produtos gastronómicos disponibilizados pelos feirantes, o Festival ainda tem à disposição dos visitantes uma série de atividades como showcookings, provas de degustação, música popular e fados de Coimbra.
Em relação a eventos de maior destaque, na sexta-feira haverá a apresentação da peça de artesanato “Vaquinha Minhota” assim como o lançamento do conto infantil “Rosália, Princesa do Lima” pela autora limiana Nélia Saraiva.
No sábado irá decorrer a primeira edição do “Concurso do Bolo Rei de Ponte de Lima” e o desfile “Há Moda em Ponte de Lima”, da responsabilidade da Associação Empresarial de Ponte de Lima.
No último dia, domingo, o enfoque maior será nas provas de degustação de vários produtos, nomeadamente da sidra que tem tido um forte crescimento na área de Ponte e Lima.