Na passada segunda-feira o Centro do Mar de Viana do Castelo foi galardoado com a designação de “Emblema Regional” pela Comissão de Coordenação Regional Norte (CCDR-N) no âmbito dos Prémios “O Norte Somos Nós”. O prémio, integrado no âmbito do programa Norte 2020, foi entregue ao Presidente da Câmara numa cerimónia que decorreu na Gala de Entrega no Museu do Carro Elétrico, no Porto.
Criado com o objetivo de divulgar o contributo da aplicação dos fundos comunitários apoiados pelo ON 2 – Novo Norte, órgão responsável da gestão do desenvolvimento da Região Norte, o prémio tem o intuito de dar visibilidade pública tanto às pessoas como aos projetos inovadores que oferecem um “efeito demonstrativo” do trabalho que tem sido desenvolvido.
Estes “Emblemas Regionais” representam o conjunto de projetos destacados que já obtiveram por mérito próprio reconhecimento público em matérias de desenvolvimento e crescimento. Os critérios principais de escolha incluem o fato destes marcos já terem sido premiados ou terem recebido investimentos para a continuação do seu desenvolvimento semelhantes aos que têm sido efetuados na mesma área noutras zonas da Europa.
Neste sentido, o Centro do Mar foi então considerado “Emblema Regional” por já ter sido premiado em 2015 com o Prémio Athletice Mare pela promoção da náutica de recreio e outros desportos náuticos.
Em concreto, esse feito foi cumprido pelos trabalhos desenvolvidos por várias entidades vianenses entre as quais o Centro de Alto Rendimento de Surf, os centros de canoagem, remo e vela, assim como pela forte integração do projeto “Náutica nas Escolas” com nove escolas, envolvendo 1615 alunos do distrito nas suas atividades.