FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

24 Jan 2018

20 anos do regresso do Navio Gil Eannes assinalado com entrada gratuita todo o dia

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Na quarta-feira, dia 31 de janeiro, assinalam-se os 20 anos do regresso do navio-hospital Gil Eannes à cidade de Viana do Castelo e, para marcar […]

Na quarta-feira, dia 31 de janeiro, assinalam-se os 20 anos do regresso do navio-hospital Gil Eannes à cidade de Viana do Castelo e, para marcar a data, a entrada no espaço será gratuita ao longo de todo o dia. Das comemorações faz ainda parte a apresentação do livro “Os navios da pesca à linha”, pelas 17 horas, numa obra de Jean-Pierre Andrieux. Serão ainda inauguradas as exposições “Navios para a Pesca do Bacalhau construídos em Viana do Castelo”, “A Frota Branca e o Porto St. John’s” e “Uma viagem no tempo – Navios, equipamentos e plamenta”, numa celebração organizada pela Fundação Gil Eannes.

O Navio Hospital Gil Eannes, construído em Viana do Castelo nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, iniciou atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desativada a frota bacalhoeira, ficou a apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos. Em 1998, a Fundação Gil Eannes, considerando-o património cultural e afetivo da cidade, resgatou-o da sucata por cerca de 250 mil euros, após uma inédita campanha que envolveu todos os estratos sociais vianenses. Em 31 de janeiro de 1998, foi recebido festivamente na Foz do Lima, onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público, assumindo-se como pólo de atratividade para Viana do Castelo. A reconversão transformou-o num espaço museológico, integrando salas de exposição, sala de reuniões e loja de recordações.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts