FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

30 Jan 2018

Arcos de Valdevez: Obra do Centro Interpretativo do Barroco na Igreja do Espírito Santo está dentro dos prazos

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O município de Arcos de Valdevez anunciou esta terça-feira, que a obra do Centro Interpretativo do Barroco, na Igreja do Espírito Santo, está a bom […]

O município de Arcos de Valdevez anunciou esta terça-feira, que a obra do Centro Interpretativo do Barroco, na Igreja do Espírito Santo, está a bom ritmo, encontrando-se dentro dos prazos estabelecidos, pelo que se espera estar concluída no último trimestre de 2018. Além disso, o comunicado evoca que os restauros da Arte Sacra, do Altar-mor e dos púlpitos estão também a ser realizados, assim como o telhado e as paredes exteriores.  Por seu lado, o restauro da Arte Móvel já está concluído.

O Centro Interpretativo do Barroco é parte central de um projeto de dinamização turística e pretende ser a ‘porta de entrada’ para a descoberta do estilo Barroco nos 10 concelhos do Alto Minho. Segundo o comunicado, este centro irá permitir “lançar conhecimentos sobre este período da cultura na região, bem como, simultaneamente explorar as características únicas e importantíssimas do templo do Espirito Santo, imóvel de interesse público e um dos mais importantes na região Norte do país”.

Estão também a ser desenvolvidos conteúdos digitais interativos e informativos, assim como novas tecnologias de realidade aumentada e virtual, a serem integradas no novo centro onde será possível observar os monumentos da região, compreender o período do Barroco e ainda visualizar a própria Igreja do Espírito Santo.

Estas intervenções dividem-se em duas grandes rubricas. A primeira, “Arquitetura e Especialidades, Estudo Histórico e Arqueológico, Conteúdos e Equipamentos Tecnológicos e Interpretativos e Fiscalização e Coordenação de Segurança” tem um valor de 392 mil euros. A segunda rúbrica diz respeito às “Obras de Reabilitação, Conservação e Restauro” do monumento, cujas despesas estão orçadas em 588 mil euros.

 Este projeto insere-se na operação “NORTE-04- 2114-FEDER- 000114 – Centro Interpretativo do Barroco – Igreja do Espírito Santo / Arcos de Valdevez”, cofinanciada pelo Fundo Europeu, Programa Operacional NORTE 2020, Eixo Prioritário 4 – Qualidade Ambiental e conta com um Investimento Elegível de 978.467,62 € e Comparticipação Comunitária de 831.697,48 €. Esta candidatura contou o apoio da Direção Regional de Cultura Norte, através da inserção do projeto no modelo de rotas do Barroco, e com a parceria da Fábrica da Igreja de Arcos Valdevez (salvador).

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts