FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

12 Jan 2018

“Astropreneurs”: Vianense coordena projeto para acelerar 150 ‘startups’ da Europa viradas para o espaço

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
  Carlos Cerqueira, nascido e criado em Viana do Castelo, é o português que coordena o “Astropreneurs”, um programa europeu de aceleração para ‘startups’ com […]

 

Carlos Cerqueira, nascido e criado em Viana do Castelo, é o português que coordena o “Astropreneurs”, um programa europeu de aceleração para ‘startups’ com ideias no setor do espaço, e já referiu que espera uma “forte participação” de Portugal no projeto. Neto de João Alves Cerqueira, fundador dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, Carlos Cerqueira faz parte do Instituto Pedro Nunes (IPN), de Coimbra, e lidera a iniciativa europeia que tem 2 milhões de euros para acelerar novas ideias no setor.

À Geice, Carlos Cerqueira explicou que o “Astropreneurs” quer alavancar 150 ‘startups’ de toda a Europa que tenham ideias de negócio direcionadas para o mercado espacial ou que incorporem tecnologia espacial para aplicações na Terra.

O responsável diz que a economia do espaço “não se refere apenas àquilo que normalmente associamos à investigação espacial, como as missões, ida à lua ou exploração de outros planetas”, sendo “um campo muito mais vasto” que pode incluir “uma aplicação para nos fazer chegar a um dado local, como o Google Maps, ou uma aplicação que nos indica a geolocalização dos melhores restaurantes”, bem como tecnologia que pode ajudar a agricultura com indicações meteorológicas.

Carlos Cerqueira é diretor de Inovação do Instituto Pedro Nunes, coordena o apoio à criação de spin-offs, processos de propriedade industrial e comercialização de tecnologias, bem como candidaturas a projetos de I&D nacionais e comunitários. Nos últimos anos, foi responsável pela coordenação de mais de dez projetos de transferência de tecnologia e apoio ao empreendedorismo de base tecnológica.

Imagem: Facebook Carlos Cerqueira

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts