FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

23 Jan 2018

Câmara de Caminha promove projeto de educação financeira em 4 escolas básicas do concelho

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Caminha está a promover o programa “No Poupar Está O Ganho”, um projeto de educação financeira dedicado a crianças das escolas […]

A Câmara Municipal de Caminha está a promover o programa “No Poupar Está O Ganho”, um projeto de educação financeira dedicado a crianças das escolas do concelho, organizado pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. O objetivo é consciencializar os jovens sobre a importância do dinheiro e da poupança, de forma a que estes possam mais tarde tornar-se consumidores responsáveis. No total, os participantes nesta iniciativa são 126 alunos do 3º e 4º ano das Escolas Básicas de Caminha, Dem, Moledo e do Vale do Âncora.

Para Miguel Alves, presidente da Câmara de Caminha, este projeto parte de “um sentido de cidadania” que o concelho pretende dinamizar, segundo revelou à GEICE. “Faltava-nos aqui esta parte mais juvenil, mais infantil” justificou o autarca. Através deste projeto, pretende-se “transmitir mensagens muito claras” aos pequeninos sobre “o que é o dinheiro, o que é uma receita e uma despesa, porquê que temos que acautelar a despesa que nós fazemos à receita que nós temos, porquê que não podemos comprar para além das nossas possibilidades”.

O objetivo concreto, é que estas crianças possam “valorizar aquilo que se passa em sociedade” e que depois, como adultos, possam “estar mais habituados a determinado tipo de atitudes, de comportamentos, de decisões financeiramente corretas”, como forma de ter uma “nova geração de consumidores informados”. “É preciso perceber que para ter uma despesa, é preciso uma receita, para termos dinheiro para gastar, esse dinheiro tem que existir, e temos que o fazer dentro das nossas possibilidades, e esses conceitos vão ser agora ser transmitidos aos nossos meninos mais pequeninos”, explicou Miguel Alves.

Este projeto irá estender-se por todo o ano letivo. O “No Poupar Está o Ganho” vai na sua 8ª edição, mas é a 1ª em Caminha. Também tem uma componente formativa a professores, para ajudar os alunos nestas temáticas. Estará disponível uma plataforma de e-learning, tanto para os professores como para os alunos, que irá conter todos os materiais lecionados. Este projeto insere-se nas diretrizes do Referencial de Educação Financeira, promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação.

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts