FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

25 Jan 2018

Câmara de Viana garante proteção do património geológico com classificação de 13 monumentos naturais

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
  A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de garantir a classificação de 13 monumentos naturais do concelho, ao ver publicada esta quinta-feira, em […]

 

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de garantir a classificação de 13 monumentos naturais do concelho, ao ver publicada esta quinta-feira, em Diário da República, a classificação dos últimos 8 geossítios vianenses. Refere o Diário da República que “na sequência do inventário de património geológico do concelho de Viana do Castelo, realizado no âmbito de um protocolo de colaboração firmado em 2010 entre o Município de Viana do Castelo e o Centro de Ciências da Terra da Universidade do Minho, foram identificadas as áreas que permitem compreender os principais aspetos da evolução geológica regional”. As áreas classificadas correspondem assim a 8 monumentos naturais que foram identificadas durante a avaliação feita na segunda e penúltima fase de inventariação do projeto do Geoparque Litoral de Viana do Castelo.

O Geoparque Litoral de Viana do Castelo, nascido de uma investigação da Universidade do Minho por parte do investigador e agora vereador Ricardo Carvalhido, venceu o Prémio Geoconservação 2016, atribuído pelo grupo português da Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico (ProGEO). Este projeto inclui os13 geossítios agora classificados como monumentos naturais, revelando mais de 500 milhões de anos da evolução geológica do planeta.

Assim, as áreas passam a ser  monumentos naturais locais, assumindo a seguinte denominação: Monumento Natural Local dos Pavimentos Graníticos da Gatenha, situado na freguesia de Afife; Monumento Natural Local das Cascatas do Poço Negro, situado na freguesia da Areosa; Monumento Natural Local das Cascatas da Ferida Má, situado na freguesia de S. Lourenço da Montaria; Monumento Natural Local do Penedo Furado do Monte da Meadela, situado na União das freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela; Monumento Natural Local das Turfeiras das Chãs de Arga, situado na freguesia de S. Lourenço da Montaria e na União das freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda; Monumento Natural Local do Planalto Granítico das Chãs de Sta. Luzia, situado nas freguesias de Afife, Carreço, Areosa, Freixieiro de Soutelo, Outeiro e Perre; Monumento Natural Local das Cristas Quartzíticas do Campo Mineiro de Folgadoiro-Verdes, situado na freguesia de Outeiro, Perre, S. Lourenço da Montaria, Amonde e na União das freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda; – Monumento Natural Local das Dunas Trepadoras do Faro de Anha, situado nas freguesias de Darque e Vila Nova de Anha.

Anteriormente, já tinham sido classificados outros 5 monumentos naturais de Viana do Castelo, que se localizavam predominantemente na faixa litoral do concelho, correspondendo ao Alcantilado de Montedor, Pedras Ruivas e Canto Marinho, Ribeira de Anha e ainda Ínsuas do Lima.

Constituem objetivos fundamentais da classificação do Monumento Natural Local a preservação das formações geológicas e geomorfológicas e dos sítios de interesse paleontológico; a preservação das espécies e dos habitats naturais; a proteção e a valorização da paisagem; a preservação e valorização dos sítios de interesse arqueológico; a promoção da investigação científica indispensável ao desenvolvimento do conhecimento dos valores naturais referidos, numa perspetiva de educação ambiental; e a manutenção da integridade do monumento natural local e área adjacente.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts