Ao longo do ano de 2017, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) garantiram investimento na ordem dos 26,6 milhões de euros. Na reunião de executivo desta quinta-feira o autarca José Maria Costa destacou o aumento do investimento na ordem dos 11 milhões de euros, face a 2016, muito por causa por projetos apoiados por fundos comunitários. De relevo também é a poupança corrente da autarquia, que atinge 13.4 milhões de euros.
O socialista destacou ainda o aumento da atividade económica, com um acréscimo de 34% das receitas com o Imposto sobre as Transmissões Onerosas (IMT), que se cifram nos 3.4 milhões de euros, e um aumento da Derrama em 3.2 milhões de euros. No que toca às transferências para as juntas de freguesia e uniões de freguesia, registou-se um aumento de mais meio milhar de euros no âmbito dos protocolos de colaboração, que atingiu 5.6 milhões de euros.
“Em 2017, e graças ao bom aproveitamento dos financiamentos comunitários e da atração de investimento e fixação de novas empresas em Viana do Castelo, registou-se igualmente um crescimento económico com o aumento das exportações, o aumento do superavit municipal entre as exportações e as importações, contribuindo para a melhoria dos indicadores económicos do país”, referiu José Maria Costa, que indicou que Viana do Castelo é, por isso, o oitavo município mais exportador da região Norte.