FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

17 Jan 2018

 CDS quer conhecer medidas de combate à vespa asiática e volta a questionar Governo

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Os deputados do CDS-PP Ilda Araújo Novo, eleita por Viana do Castelo, e Hélder Amaral, enviaram uma pergunta ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento […]

Os deputados do CDS-PP Ilda Araújo Novo, eleita por Viana do Castelo, e Hélder Amaral, enviaram uma pergunta ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural para saber em que ponto está a avaliação e revisão do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal e que medidas estão a ser tomadas para eliminar o maior número possível de colónias de vespa asiática.

Os deputados recordam que, em outubro de 2017, o Governo garantia ao CDS-PP que não tinham sido comunicadas à Direção Geral de Alimentação e Veterinária quaisquer perdas de produção de mel e questionam se essa situação se mantém, e, ainda, que mecanismos de ajuda vai o Governo implementar para ajudar os apicultores que vierem a ter a sua produção afetada pelo ataque da vespa asiática. A vespa asiática foi já avistada em 12 distritos de Portugal.

Em comunicado, o Grupo Parlamentar do CDS-PP refere que “tem vindo a acompanhar com preocupação a evolução da situação da vespa velutina no nosso país tendo para o efeito enviado ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural perguntas sobre o tema”. Na última delas, a 9 de outubro de 2017, os deputados questionaram sobre a avaliação e revisão do “Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal”, sobre as medidas que estariam a ser tomadas, sobre mecanismos de ajuda aos apicultores afetados e sobre a formação de Bombeiros na área de combate à vespa.

Em todas as perguntas incluíram um enquadramento sobre a realidade da vespa velutina em Portugal, a sua ação negativa sobre os enxames de outro tipo de abelhas, bem como sobre o perigo que esta espécie invasora representa para a agricultura em geral e para o setor da apicultura em particular. Na resposta do Governo à citada pergunta, o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural garantiu que tudo estava a ser feito dentro dos parâmetros normais não havendo indícios, em qualquer ponto da comunicação, de que a situação estivesse ou viesse a ficar fora de controlo.

No final da semana passada, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural declarou aos órgãos de comunicação social que “efetivamente tem havido uma expansão, apesar de todo o esforço que tem vindo a ser feito para identificar e destruir os ninhos de vespa asiática. A sua capacidade de reprodução, pela ausência de predadores, tem sido de facto impressionante”. Na mesma comunicação, o país é informado que o Governo está a “reequacionar” o programa de combate à vespa asiática com base numa comissão de acompanhamento.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts