FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

10 Jan 2018

Começou a preparação do 18º Encontros de Cinema de Viana

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
  O evento “Encontros de Cinema de Viana”, que se realiza anualmente, já começou a divulgar o início dos preparativos para esta edição, que será […]

 

O evento “Encontros de Cinema de Viana”, que se realiza anualmente, já começou a divulgar o início dos preparativos para esta edição, que será realizada de 2 a 7 de maio. Da responsabilidade do Ao Norte Cineclube de Viana e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a organização tem divulgado uma série de iniciativas relacionadas com o evento. Este ano, os dois temas centrais são: Cinema e Escola; e Cinema, Arte, Ciência e Cultura.

A página oficial de Facebook dos Encontros de Cinema de Viana já anunciou que estão oficialmente abertas as inscrições para a 7ª Conferência Internacional de Cinema de Viana. Inserida no âmbito dos Encontros, esta conferência é organizada através de palestras e discussões à volta do cinema e da sociedade, geralmente com académicos, mas não só. Um dos focos desta edição é a figura relevante do cinema, da antropologia e da diversidade cultural de África, Jean Rouch. A conferência irá realizar-se a 3 e 4 de maio nas instalações da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). As inscrições estão abertas para os interessados em conferenciar, sujeitos a aprovação prévia da organização.

Além disso, neste 18º Encontros de Cinema de Viana, irá realizar-se o AÇÃO04!, a quarta edição do festival de vídeo escolar. Dirigido a jovens estudantes do ensino básico e secundário de todo o país, este projeto tem uma série de objetivos, entre os quais promover a prática e a cultura audiovisual em contexto escolar, sensibilizar as escolas para a utilização do vídeo como ferramenta criativa e ainda favorecer o encontro e a troca de experiências e ideias entre alunos, professores e profissionais do audiovisual e do cinema.

Podem ser apresentados a concurso obras que tenham sido realizadas tanto neste ano letivo como no anterior, realizados em contexto escolar e nos quais os alunos tenham tido um envolvimento ativo. A organização refere que os trabalhos inscritos podem também ser de ficção ou de animação, e que não há limite no número de trabalhos que possam ser enviados pelas escolas, mas que estes nunca deverão ultrapassar os 10 minutos.  Este concurso, cujas inscrições também estão abertas, irá decorrer no dia 2 de maio, dia inicial dos Encontros.

Será ainda atribuído o Prémio Primeirolhar 2018, dedicado à promoção do documentarismo, que irá premiar o melhor documentário realizado por alunos de escolas de cinema, de audiovisuais ou comunicação, e por participantes em cursos de documentarismo promovidos por outras entidades de Portugal, da Galiza, do Brasil e dos outros países de língua portuguesa. Para este prémio, as obras a concurso, que deverão inscrever-se aqui, serão visualizadas entre os dias 4 e 6 de maio.

As Histórias na Praça, que se realizam desde 2001, estarão de regresso para esta edição. As histórias traduzem-se como experiências cinematográficas escritas por alunos e acompanhadas por professores. Os participantes são sensibilizados para o processo de criação cinematográfica através de uma análise das estratégias e métodos escolhidos na adaptação do imaginário da história.

Por fim, as tradicionais sessões de palestras dos Olhares Frontais também serão realizadas, com a visualização de filmes e, depois, uma discussão sobre os mesmos, que contará com a presença dos respetivos realizadores. Confirmados para a ocasião estão Pedro Pinho, responsável pelo filme “Fábrica do Nada”, para o dia 4, e Margarida Leitão, realizadora do filme “Gipsofila” para o dia seguinte.

De forma a aguçar a curiosidade dos interessados, a organização também já divulgou o cartaz para este 18º Encontros de Cinema de Viana, da autoria do artista vianense Tiago Manuel.

A participação a todos os eventos é gratuita, mas é obrigatória a inscrição. Os que pretendem realizar uma conferência terão que pagar 50 euros para efetuar a inscrição, exceto estudantes e docentes do IPVC e da Universidade Aberta, assim como sócios da Aonorte, para quem esta inscrição será gratuita.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts