FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

19 Jan 2018

Lampreia “entre 30 e 35 euros” devido ao bom início de época no rio Minho

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O presidente da Associação de Pescadores do Rio Minho e do Mar, Augusto Porto, revelou que a lampreia regressou este ano ao rio Minho em […]

O presidente da Associação de Pescadores do Rio Minho e do Mar, Augusto Porto, revelou que a lampreia regressou este ano ao rio Minho em “número significativo”, o que levou a uma descida do preço de venda deste peixe para os “30 e 35 euros” depois de ter começado a época pelos 50 euros. “Tem sido um ano com alguma abundância para a altura do ano em que estamos”, revelou o presidente, visto que o mês de janeiro é por tradição o mês de menor afluência da lampreia no rio.

Os primeiros dias desta época foram complicados, o que levou a que o preço da lampreia tivesse ficado definido nos 50 euros, mas esta repentina abundância do peixe no rio Minho conseguiu baixar o valor. Atualmente, “a ordem dos preços anda entre os 30 a 35 euros na venda dos exemplares maiores aos intermediários” disse o dirigente. Como janeiro é sempre o mês mais difícil para os pescadores, Augusto Porto indicou que este preço ainda “terá tendência a baixar, visto o número de exemplares que tem aparecido na foz do rio Minho e em todo o trajeto do mesmo”, perspetivando que a descida ocorra “a partir de meados de fevereiro”.

Augusto Porto admitiu que “não se estava a contar que fosse um ano tão bom ao início da época visto as condições de seca que tinha havido e os números da lampreia que foram reduzidos no ano passado”. “Parece uma safra das antigas”, exclamou o dirigente, afirmando que “perspetivam-se boas pescas”.

Esta mudança positiva tem sido “recebida com alegria” por parte dos pescadores, visto que o sucesso da safra da lampreia é “significativamente importante para a economia e para o desenvolvimento da classe piscatória”, sublinhou o dirigente, considerando que o impacto da safra ronda os “70 a 80%” do balanço anual dos pescadores daquela associação.

Portanto, este ano representa uma boa oportunidade para a degustação da lampreia, visto encontrar-se a um preço mais competitivo do que nos últimos anos. Atualmente, são várias as iniciativas dedicadas a esta iguaria pelo distrito, das quais se destacam a exposição “A Pesca da Lampreia Marinha no Rio Minho”, no Aquamuseu do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira, e a iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”, que conta com a participação de uma centena de restaurantes dos seis concelhos do Vale do Minho (Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Caminha) organizada pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO).

Últimas Noticias

Últimos Podcasts