O presidente dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, José Salgado, divulgou na página de Facebook dos “Amigos dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo” um pedido solidário de roupas a favor de um estagiário daquela unidade, cujo quarto ardeu, que resultou na perda de toda a roupa que ele, a mulher e a filha de 10 anos possuíam.
À conversa com a GEICE, o presidente explicou que este bombeiro estagiário “estava a realizar uma das formações que são necessárias para poder chegar a bombeiro efetivo” e, enquanto estava no quartel, “houve um incêndio na residência dele, perto de Santa Luzia”. No seguimento do incidente, “ardeu-lhe o quarto de dormir, tendo danificado todas aquelas roupas que possuía, dele e da família”.
Daí ser lançada esta campanha, “mais caseira”, de quem pudesse “dispor roupa ou calçado para que lhe pudesse ser fornecido rapidamente, atendendo a que o tempo também está bastante frio, para que a família não ficasse desprotegida sem as vestimentas necessárias”, explicou José Salgado.
O peditório “ainda vai cedo”, mas o presidente da entidade afirma já ter recebido “algumas peças recolhidas”. “Já temos bastantes, felizmente”, afirmou, explicando que ainda será feita “uma triagem aqui mesmo no quartel”. O beneficiário, que trabalha a tempo inteiro, virá depois ao quartel para ver o que faz falta e poder assim “suprir as necessidades”.
Assim, José Salgado deixa o apelo aos vianenses, pedindo que dispensem “apenas uma peça de roupa” que “já não faça tanta falta”, e que a faça chegar aos bombeiros, que será “bem-recebida de certeza absoluta” e que vai “ajudar um dos nossos que teve esta fatalidade”. “Contamos com os vianenses, nós sabemos que os vianenses são um povo muito sensível, que não vão deixar passar esta campanha, de certeza absoluta, sem se associar a ela”, rematou.
Os donativos deverão ser entregues no quartel dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, que irá tratar da recolha, triagem e entrega à família. Relativamente aos tamanhos apropriados dos donativos, no caso das roupas para homem serão precisas camisolas de tamanho L, calças 44 e sapatos igualmente 44. Para as senhoras – a mulher e a filha do bombeiro – as camisolas deverão ser L ou M, as calças de tamanho 38 ou 40, e os sapatos de tamanho 38 para ambas.