Esta sexta-feira, o Serviço de Imunohemoterapia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) promove uma recolha de sangue em Ponte de Lima. A iniciativa decorre a partir das 09h30 no Centro de Saúde da vila e visa a garantir a autossuficiência da ULSAM nas transfusões de sangue.
Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde e que tenham hábitos de vida saudáveis, com peso igual ou superior a 50 quilos e uma idade compreendida entre os 18 e 65 anos. No caso de ser a primeira dádiva, a idade não poderá ser superior aos 60 anos.
O sangue será sempre analisado, pelo que os interessados podem experimentar, mesmo que depois o sangue não possa ser usado. Se existir algum problema, será dado conhecimento ao dador assim como informação sobre as medidas a tomar.Um adulto saudável tem cerca de 5 a 6 litros de sangue no corpo, pelo que a dádiva não é prejudicial para a saúde do dador. Os homens podem dar sangue no máximo 4 vezes por ano, e as mulheres 3. Todo o percurso da dádiva desde a inscrição, consulta médica, colheitas e refeição demora cerca de 30 minutos.
Recorde-se que o Serviço de Imunohemoterapia efetua recolhas de sangue de segunda a sábado nas instalações da ULSAM. Em dias úteis, os interessados podem doar sangue entre as 8 e as 13 horas, enquanto ao sábado o funcionamento do serviço é das 8 horas às 12h30. Todas as sextas-feiras realiza-se uma recolha de sangue em vários concelhos do distrito, maioritariamente nos centros de saúde em articulação com as associações locais de dadores de sangue.