Decorreu neste sábado a cerimónia de abertura do curso de formação de ingresso do Bombeiro Voluntário, no quartel dos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo, que contou com a presença de José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana e da Comunidade Intermunicipal da Minho-Lima (CIM Alto Minho). Esta é a primeira escola do género no país e é fruto de uma colaboração entre da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viana do Castelo e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).
A iniciativa inclui 100 recrutas do universo de 650 elementos das 12 corporações de bombeiros que compõem a Federação. A formação terá 240 horas e pretende “agilizar a partilha das experiências técnicas e humanas dos bombeiros do distrito, assim como a aquisição de novos conhecimentos na área da proteção civil e de incêndios florestais”, lê-se no comunicado.
Segundo o autarca vianense, “o distrito de Viana do Castelo tem falta de bombeiros, comparativamente com outros distritos do país”, pelo que esta cooperação entre as corporações de bombeiros, sobretudo na área da formação, é bom sinal. José Maria Costa referiu ainda que “este trabalho conjunto vai robustecer o pilar da proteção civil”, sublinhando a importância da mesma e afirmando que este organismo é uma causa comum para todos os distritos que “têm que estar na primeira linha da defesa das populações”.