O instrumentista e compositor Rão Kyao vai atuar esta sexta-feira, pelas 21h30, no Centro Cultural de Paredes de Coura. Inserido no ciclo “CA Noroeste ao Vivo”, este lisboeta carateriza-se pela hábil forma como interpreta instrumentos como a flauta de bambu ou o saxofone. Para esta atuação, Rão Kyao irá apresentar-se em quinteto naquele que é o 5º concerto deste ciclo.
A música de Rão Kyao é um ponto de encontro entre a música portuguesa e sonoridades orientais, maioritariamente de influências indianas, árabes ou chinesas. Nascido em 1947, começou a tocar instrumentos em 1963 e a atuar dois anos depois, contando agora com 53 anos de carreira, representados por mais de 30 álbuns no seu currículo.
Iniciado em outubro do ano passado, o festival “CA Noroeste ao Vivo” já contou com atuações em diversos pontos da região como Vila Praia de Âncora, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Valença. Nestas localidades atuaram nomes como António Eustáquio e Carlos Barretto, Rui Massena, Mário Laginha e Pedro Burmester ou ainda o Artmusic Ensemble.
Depois de Rão Kyao, o ciclo irá seguir caminho para a Casa da Saúde S. João de Deus em Barcelos, a 24 de fevereiro, com Let the Jam Roll; para a Igreja Matriz de Ponte da Barca com o concerto de páscoa d’O Bando de Surunyo a 24 de março; e irá terminar no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira a 21 de abril, com uma atuação de Carlos Bica e Azul.
A entrada para este espetáculo é gratuita, mas limitada à lotação da sala. A produção deste evento é da responsabilidade da Eventos Carlos Martins, em parceria com a Câmara Municipal de Paredes de Coura. O Crédito Agrícola – Caixa do Noroeste é o promotor deste ciclo.