Pela primeira vez, os “Sons do Minho” vão abrir as festividades da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, com um concerto na quinta-feira, 16 de agosto, às 22 horas, antes do arranque oficial da maior romaria do país. Depois, como tem sido tradição, Augusto Canário volta a dar espetáculo, desta vez no último dia, 20 de agosto, pelas 22 horas, no Campo da Agonia. A romaria rainha acontece, este ano, de 17 a 20 de agosto, calhando o feriado municipal numa segunda-feira.
Ao contrário do que tem sido habitual, na edição 2018 da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia o Desfile da Mordomia, um dos pontos altos da festa, acontece na sexta-feira à tarde, pelas 16 horas. O desfile das centenas de mordomas pelas principais artérias da cidade de Viana do Castelo tem acontecido pelas 10 horas da manhã de sexta-feira, mas a organização resolveu alterar para a tarde, este ano, face à falta de pontos altos no dia 17 de agosto.
Como o feriado municipal, 20 de agosto, acontece numa segunda-feira, a Procissão ao Mar e ao rio, como manda a tradição, acontece nesse dia, e a Procissão Solene passa para domingo, às 16h30. Nesse sentido, o Cortejo Histórico-Etnográfico acontece às 16 horas de sábado, pelo que sexta-feira ficava sem “ponto alto”, o que levou a Vianafestas, entidade organizadora, a transportar o Desfile da Mordomia para essa tarde.