A peça espanhola “Los Últimos Paganos” estreia-se no palco do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, este sábado às 21h30. Dirigida por Magda García Arenal, esta peça tem interpretação da companhia Teatro Guirigai, de Los Santos de Maimona, perto de Sevilha. Este é o segundo espetáculo de acolhimento do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana (CDV) deste trimestre e o primeiro que se insere no Circuito Ibérico de Artes Cénicas.
A peça “Los Últimos Paganos”, vencedora do Prémio Ciudad de Salamanca de Novela, foi escrita a partir da novela homónima de Luis Díaz Viana. A ação decorre nas terras imaginárias de Nivaria, na Hispânia romana do século V, e representa a história de um território pagão ameaçado pelas ondas de cristianização enquanto luta contra os bárbaros. A narrativa traça a história de Antônio que, durante a noite do funeral de Máximo, é introduzido a um conjunto de antigos ritos secretos, que o guiam até encontrar-se com Máximo no mundo dos mortos.
Com interpretação de Agustín Iglesias e Asunción Sanz, este espetáculo pretende refletir sobre a fragilidade do ser humano, o poder do subconsciente, da identidade cultural e de uma época de grandes transformações no mundo.
Durante o ano, o Circuito Ibérico de Artes Cénicas trará a Viana do Castelo vários espetáculos de companhias de Portugal e Espanha, assim como promoverá a apresentação de espetáculos do Teatro do Noroeste no país vizinho.
Este espetáculo é para maiores de 16 anos e será interpretado em castelhano. Os bilhetes para esta apresentação já se encontram à venda no Teatro Municipal Sá de Miranda, com preços entre os 4 e os 10 euros, e podem ser reservados através do e-mail tmsm@cm-viana- castelo.pt