A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou 28 protocolos de cooperação com 25 instituições de solidariedade do concelho num valor que se eleva aos 407 mil euros. Este montante vai agora servir para desenvolver a política de valorização da coesão social da autarquia.
José Maria Costa, autarca de Viana, afirma que “estes protocolos são fundamentais para que as instituições funcionem normalmente e possam cumprir o seu papel social e de apoio às populações de proximidade”.
Nestes protocolos de cooperação solidários incluem-se comparticipações de renda, transporte de utentes, comparticipação em despesas com programas de reabilitação, contribuições para apoio a necessidades específicas e pontuais de famílias sinalizadas, ações de formação, contributo na prestação de serviços de alimentação e higiene, projetos de intervenção comunitária, fundos de emergência para situações de crise, entre outros.
No total, os 28 protocolos com as instituições solidárias do concelho e ainda algumas juntas de freguesia têm “como objetivo central o apoio direto às associações que, desta forma, podem acudir diretamente à população”.