FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

12 Jan 2018

Viana: Forte chuva infiltrou-se no Santuário de Santa Luzia mas não provocou danos

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A meteorologia dos últimos tempos, marcada por chuvas fortes, tem causado alguns problemas no templo de Santa Luzia. Segundo as imagens do blogue “Olhar Viana […]

A meteorologia dos últimos tempos, marcada por chuvas fortes, tem causado alguns problemas no templo de Santa Luzia. Segundo as imagens do blogue “Olhar Viana do Castelo”, é possível observar que a água destas chuvas se infiltrou no monumento, sem, no entanto, causar danos significativos. Como tem sido hábito nos anos anteriores, a chuva infiltra-se no templo através dos vitrais da cúpula, que se encontram em mau estado. A situação vai ser resolvida com a terceira fase da obra de requalificação de Santa Luzia, que já se encontra em ação.

A empresa especializada responsável pela requalificação da parte dos vitrais e rosáceas já foi notificada deste problema, para tomar as devidas precauções para solucionar de forma definitiva esta questão.

Esta terceira fase da restauração do templo já está a decorrer, prevê-se que tenha uma duração de 150 dias, e terá um custo que ronda os 130 mil euros. No passado mês de setembro terminou-se a limpeza da fachada frontal da igreja. Toda a requalificação de Santa Luzia, dividida em várias fases, começaram em abril do ano transato e prevê-se que tenham um custo total de um milhão e meio de euros. Entre as novidades incluem-se um sistema de contagem dos visitantes do templo, assim como a criação de uma aplicação e de um site novo para dinamizar a promoção turística do santuário.

A Confraria está também a requalificar o espaço exterior circundante do templo, desde 2014. O projeto para o espaço exterior está integrado no arranjo urbanístico e paisagístico da área e contou com a inauguração de um anfiteatro assim como o reordenamento do Jardim das Tília, nas traseiras do templo, num investimento de cerca de 100 mil euros.

Está ainda para terminar a construção de um edifício de três andares, que será um albergue, e que irá acolher a Confraria, sendo ainda o novo espaço dos arquivos e do Museu do Templo de Santa Luzia.

Projetado pelo arquiteto Ventura Terra, o templo de Santa Luzia como o conhecemos atualmente foi construído entre 1904 e 1943, e é hoje um marco da cidade e região. A Confraria zela por aquele santuário, que existia na forma de capela antes da construção do templo, desde 19 de março de 1884.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts