FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 22 Jan 2018

Viana: José Pinto da Costa em destaque nas Jornadas Culturais N-Cooltura 2018 de Vila de Punhe

A organização das Jornadas Culturais N-Cooltura de Vila de Punhe, concelho de Viana do Castelo, anunciou que para esta edição estará presente uma das maiores […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A organização das Jornadas Culturais N-Cooltura de Vila de Punhe, concelho de Viana do Castelo, anunciou que para esta edição estará presente uma das maiores referências nacionais e internacionais da Medicina Legal, José Pinto da Costa, assim como José Martins, docente da Universidade Fernando Pessoa e referência na área da Psicologia Social. O painel de oradores será moderado por Tiago Amorim Barbosa nesta edição das jornadas que arranca às 10 horas no dia 10 de fevereiro, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vila de Punhe.

Quatro anos depois da primeira realização deste colóquio, esta edição 2018 tem como mote “De médico e de louco todos temos um pouco”. Em foco estará a relação entre o conhecimento popular e a fé com a ciência, através da história, num ciclo que foi apelidado “Da Crença à Doença”.

No comunicado, é referido que “a palavra das sagradas escrituras, os ditados populares, os prescritos do curandeiro eram a receita para uma parafernália de mezinhas nas quais o Homem depositava toda a sua fé. O insucesso era a vontade ou o castigo de Deus. A falta de domínio do conhecimento médico-científico (que só no século XX cresceu com mais vigor) levou a que em muitas circunstâncias se morresse não da doença, mas da cura”, facto que deu origem ao tema central desta edição das Jornadas.

A organização do evento está a cargo do Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto em conjunto com as autarquias de Vila de Punhe, Mujães e Barroselas e Carvoeiro.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts